Um exame de sangue que auxilia na investigação da doença de Alzheimer passou a ser oferecido no Brasil nesta quinta-feira (15). O teste, que mede no sangue a proteína p-tau217, está disponível por enquanto apenas no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), na rede privada, ao custo estimado de R$ 3 mil.
A p-tau217 é uma forma modificada da proteína tau, presente nas células nervosas. Seus níveis no sangue acompanham o acúmulo de placas de beta-amiloide no cérebro, um dos marcadores biológicos reconhecidos do Alzheimer. Em muitos casos, o exame pode substituir a punção lombar ou o exame de imagem (PET) hoje usados para confirmar a presença dessas alterações.
Quem pode fazer
O teste não é indicado para rastrear pessoas sem sintomas. Ele é voltado a pacientes que já apresentam sinais de comprometimento cognitivo e estão em investigação médica, e precisa ser solicitado pelo profissional de saúde que acompanha o caso. Segundo o Correio Braziliense, a recomendação é para pessoas a partir de 50 anos que já tenham sinais da doença.
O resultado pode ser positivo, negativo ou inconclusivo, e cerca de 15% a 20% dos testes caem na faixa inconclusiva. Nesses casos, o médico pode pedir exames complementares, como a análise do líquido cefalorraquidiano, ou repetir o teste depois de 12 meses. Um resultado positivo, sozinho, não confirma demência: ele precisa ser interpretado junto com a avaliação clínica, o histórico do paciente e outros exames.
De acordo com Eduardo Zimmer, chefe de pesquisa da Unidade de Neurociências do Hospital Moinhos de Vento e responsável pela implantação do exame, o teste oferece uma informação adicional para apoiar o diagnóstico do especialista e é uma alternativa menos invasiva e de melhor custo-benefício em relação aos métodos atuais.
SUS e planos de saúde
Segundo o Diário do Nordeste, o exame tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não há cobertura por planos de saúde nem pelo Sistema Único de Saúde (SUS); de acordo com o Correio Braziliense, a integração está prevista por meio de parcerias do programa PROADI-SUS. Por enquanto, o teste não é oferecido no Ceará.

