O MEC divulgou na manhã dessa sexta-feira, 29, o cronograma oficial para a aplicação das provas do ENEM 2022, o edital foi publicado no Diário Oficial da União e as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.
Esse ano a edição do ENEM contará com algumas novidades, o estudante poderá apresentar documento digitais de identificação nos locais de prova, a apresentação deverá acontecer pelos aplicativos oficiais de cada documento e capturas de tela não serão aceitas. Por determinação do Inep o E-Título, CNH digital e RG digital serão aceitos pelos fiscais de prova, mas o uso de celulares na sala de prova se mantém vetado.
Os candidatos podem realizar suas inscrições entre os dias 10 e 21 de maio, pela página do participante no portal do Inep. A taxa de inscrição será no valor de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 27 de maio. Os estudantes que já fizeram a solicitação de isenção, como os alunos de escolas públicas, também devem realizar a inscrição, caso contrário não poderão fazer as provas.
O método de realização da prova, se com prova impressa ou na modalidade digital, também será uma escolha do estudante, e deverá ser informada no ato da inscrição, mas as duas modalidades serão feitas nos locais de prova e não existe a possibilidade de fazer a prova em casa.
Cronograma Oficial:
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da taxa: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro