Empreendedorismo feminino, E-commerce e Donuts

Nem barra de chocolate, nem ovos de páscoa. No Cariri, empreendedora aposta nos Donuts como fonte de renda no mês de abril.




Economia, Notícias

Empreendedorismo é algo que necessita de persistência, principalmente quando uma mulher está à frente de alguma iniciativa empresarial. Porém, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelas brasileiras na pandemia da Covid-19, houve um crescimento de 40% no registro de mulheres empreendedoras. Um total de aproximadamente 30 milhões de mulheres, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), uma empresa de monitoramento global.

Uma dessas empreendedoras é Maria Tamires Silva, dona da empresa Manda Donuts, que atua desde 2017 na cidade de Juazeiro do Norte. De acordo com Tamires, a empresa surgiu após acompanhar o seriado de televisão “Orange Is The New Black”. Na série, os personagens se deliciavam com os Donuts em diversos momentos do seu cotidiano. Ao perceber as cenas, Tamires resolveu pesquisar se havia na região algum estabelecimento que comercializava os Donuts. Ao encontrar, percebeu ali a oportunidade de entrar no mercado de vendas.

“Eu estava tão frustrada de colocar currículos nas lojas e sempre receber: ‘qualquer coisa a gente te liga’. Então, tirei um dia para assistir a série. Foram passando alguns episódios e via as personagens comendo Donuts. Passou uma semana e tirei esse pensamento da minha cabeça [de vender Donuts], voltei a assistir a série e em outro episódio elas novamente fugiram para comer Donuts e aquela foi minha confirmação para abrir o meu negócio e empreender”.

Maria Tamires Silva

Foi durante a pandemia da Covid-19 que Tamires passou a se especializar no desenvolvimento de novos sabores. Dentre as suas criações estão o Donuts de churros, Oreo, chocolate de avelã e leite ninho.

Outro pronto importante, ressaltado pela entrevistada, está intimamente ligado à participação dos seus produtos em momentos especiais dos seus clientes. “São muitos pedidos de Donuts personalizados e a personalização do pedido é um dos pontos mais importantes. Participar de um momento tão especial e único na vida de alguém, como um pedido de namoro, um pedido de casamento, você é especial e até feramed, são momentos que me fazem querer, ainda mais, fazer o meu melhor!”, destacou.

Por fim, ela dá uma dica para manter a sua Páscoa doce e economizar durante essa data comemorativa: “Os ovos de páscoa estão caros e é algo que todos nós podemos constatar em qualquer lugar. Mas para quem não quer deixar de adoçar sua páscoa pode optar por outros produtos dos empreendedores locais como os meus e de outras pessoas. O importante é comemorar essa data tão especial com aquele chocolate.”, finalizou.