Em menos de 24h, novos leitos UTI Covid do Hospital Regional do Cariri ficam lotados

De acordo com a assessoria do HRC, as vagas lotaram num intervalo de 24 horas. O intuito já foi desafogar a UTI, que estava com 100% de lotação.




Notícias, Saúde

O Hospital Regional do Cariri (HRC) recebeu dez novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinado aos pacientes com casos graves da Covid-19, passando de 44 para 54 leitos.

Porém, nesta segunda-feira (15), de acordo com a assessoria do HRC, as vagas lotaram num intervalo de 24 horas. O intuito já foi desafogar a UTI, que estava com 100% de lotação. No primeiro pico da doença, o hospital chegou a ter 108 leitos da Unidade de Terapia Intensiva.

Em 2021, a ampliação iniciou há um mês, devido o aumento do número de casos. Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Ceará, já tinha anunciado, no dia 17 de fevereiro, que cada Hospital Regional receberia 40 leitos a mais. A sede do Cariri tinha 31 de UTIs e 13 de enfermaria.

A segunda onda está tomando uma proporção drástica, pois desde esse anúncio, já foram abertos 35 novas vagas, que são ocupadas de forma rápida. Nesta quarta-feira (17), o Regional do Cariri tem 100% de ocupação.

Em todo o Cariri, de acordo com o IntegraSus, a ocupação total é de 96% nas UTIs para adultos e 63% nas enfermarias para adultos. Já nas UTIs infantis, há 30% de ocupação e nas enfermarias, 6%.

Os hospitais da região que estão com 100% de ocupação, são: o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis (São Camilo) e o Hospital Geral de Brejo Santo.