Em meio a críticas, inscrições do Enem 2020 começam nesta segunda

Nas redes sociais, estudantes brasileiros pediram adiamento das provas, mas o MEC decidiu manter as datas. O prazo para inscrições vai até 22 de maio

Questões 'polêmicas' devem ficar fora da prova do ENEM, diz Inep

Em meio a pandemia do novo coronavírus, estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior precisam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir desta segunda-feira, 11.

Com as aulas suspensas como medida de combate ao vírus, o Ministério da Educação (MEC) na semana passada divulgou a campanha “O Brasil não pode parar”, que pede para os estudantes estudarem de qualquer lugar e de diferentes formas, além de anunciar que o período para inscrições seria o mesmo de edições anteriores. Após a veiculação da peça publicitária, brasileiros pediram o adiamento e criticaram o posicionamento do governo.

Comentário do Twitter após circulação da propaganda

Inscrições

Em meio a críticas, as inscrições para o Enem abrem hoje e permanecem até o dia 22 de maio. As provas presenciais irão acontecer nos dias 1 e 8 de novembro. A primeira versão digital do exame será em 22 e 29 de novembro .Os candidatos devem realizar o cadastro no site oficial do exame (https://enem.inep.gov.br/participante/).

Devido às medidas de restrição social, decretadas em razão da pandemia, o Ministério da Educação e o Inep anunciou que irão garantir, no ato de inscrição, a gratuidade para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo sem o pedido formal de isenção. Os isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência também têm o benefício assegurado.

Para quem não se enquadra em um dos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Educação

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!