Em Barbalha: Programa Crescer Saudável encaminha mais de 50 crianças para acompanhamento com nutricionista

As crianças encaminhadas e atendidas na Policlínica são da faixa etária de 0 a 10 anos de idade e foram diagnosticadas com sobrepeso, obesidade e desnutrição durante a ação de Antropometria do Programa Crescer Saudável, iniciado no dia 17 deste mês.




Notícias, Regional

A Prefeitura de Barbalha, através das Secretarias de Saúde e de Educação, realizou nesta quarta-feira, 24, ação de triagem e atendimento médico, na Policlínica João Pereira dos Santos, com 53 crianças examinadas pelo Programa Crescer Saudável, promovido nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental I do município.

As crianças encaminhadas e atendidas na Policlínica são da faixa etária de 0 a 10 anos de idade e foram diagnosticadas com sobrepeso, obesidade e desnutrição durante a ação de Antropometria do Programa Crescer Saudável, iniciado no dia 17 deste mês. O Programa já atendeu 6 escolas das 26 pactuadas no município e conta com avaliação de enfermeiros e médicos, a fim de averiguar o estado de saúde desses estudantes e diagnosticar casos de obesidade, sobrepeso, desnutrição e puberdade precoce.

As crianças reconhecidas em um quadro de maior vulnerabilidade passam pela triagem de duas assistentes sociais, e conforme necessidade, são encaminhadas para consulta com endocrinologista, e outras especialidades, além de realização de exames. Crianças com alguma condição irregular identificada durante as ações nas escolas são encaminhadas para avaliação de profissionais da saúde na Policlínica e no Centro de Especialidades e Diagnóstico (CED). As ações do programa serão realizadas até 15 de dezembro.