Eleições municipais serão adiadas para novembro

A mudança aprovada pelo Senado e pela Câmara ocorre devido à pandemia de Covid-19.




Notícias

A Câmara dos deputados aprova em primeiro turno o texto-base da PEC que adia as eleições municipais deste ano. Se aprovada em segundo turno, a proposta será promulgada e as datas devem ser alteradas de outubro para 15 e 29 de novembro.

Por 407 votos contra 70, a PEC do adiamento das eleições é aprovada em segundo turno.

Segundo postagem no Twitter o presidente do senado afirma que “As novas datas atendem às sugestões de médicos e especialistas, pois teremos um cenário melhor em relação à expansão do vírus, e as pessoas poderão conhecer de forma mais democrática e transparente os seus candidatos.”

O texto já foi aprovado pelo Senado e seguirá para promulgação, pelo Congresso Nacional. A sessão está marcada para a manhã desta quinta-feira (2).

Na votação em primeiro turno, os deputados aprovaram dois destaques, isto é, modificações no texto. No entanto, técnicos da Câmara explicaram que as mudanças não exigirão que o texto volte para nova análise do Senado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem defendido o adiamento como medida para minimizar o risco de contágio da doença, mas desde que seja ainda para este ano.