Eleição EUA: Joe Biden assume a liderança nos estados da Georgia e da Pensilvânia

O Democrata vem se aproximando cada vez mais da vitória, atualmente tem 264 delegados, Trump soma 214




Mundo, Notícias

A apuração dos votos das eleições americanas segue em ritmo lento, com a votação tendo ocorrido na última terça-feira, 03, até o momento não é possível dizer quem será o presidente dos Estados Unidos. No entanto, o Democrata, Joe Biden, se aproxima cada vez mais da Casa Branca.

Até o momento Biden aparece na liderança no número de membros no Colégio Eleitoral, o Democrata vem somando 264 delegados, são necessários ao menos 270 para ser considerado eleito. Já Trump tem 214, estando mais distante do contexto de reeleição.

Como a eleição norte-americana é indireta, cada estado tem meios de apuração próprios, também não existe um órgão específico e independente para conduzir os pleitos eleitorais, o que existe são comissões que se estabelecem em cada um dos 50 estados norte-americanos.

Biden caminha para aumentar a vantagem sobre o Republicano, na manhã de hoje ele assumiu a liderança em estados bastante relevantes, na Georgia e na Pensilvânia. Caso consiga sagrar-se vencedor nestes dois locais, somará mais 36 delegados. O democrata também lidera a apuração no estado de Nevada, o que lhe daria mais 6 votos no Colégio Eleitoral. Caso vença nestes três locais, Joe Biden seria eleito presidente dos Estados Unidos com um total de 306 votos no Colégio Eleitoral.

A expectativa é extremamente elevada, pois Donald Trump vem tentando parar a contagem dos votos em diversos estados, incluindo a Georgia e a Pensilvânia. Trump também já deixou claro que não irá reconhecer a derrota, e tentará recorrer a Suprema Corte norte-americana para rever o resultado.

O horizonte ainda é incerto, pois a eleição não se encerrará com a apuração dos votos. Se tudo seguir o ritmo atual, talvez, até o fim deste dia se consiga dizer quem venceu as eleições americanas, ao menos no campo do Colégio Eleitoral. No campo da justiça se verá outra batalha.