Eleição EUA: Joe Biden assume a liderança nos estados da Georgia e da Pensilvânia

O Democrata vem se aproximando cada vez mais da vitória, atualmente tem 264 delegados, Trump soma 214




Mundo, Notícias

A apuração dos votos das eleições americanas segue em ritmo lento, com a votação tendo ocorrido na última terça-feira, 03, até o momento não é possível dizer quem será o presidente dos Estados Unidos. No entanto, o Democrata, Joe Biden, se aproxima cada vez mais da Casa Branca.

Até o momento Biden aparece na liderança no número de membros no Colégio Eleitoral, o Democrata vem somando 264 delegados, são necessários ao menos 270 para ser considerado eleito. Já Trump tem 214, estando mais distante do contexto de reeleição.

Como a eleição norte-americana é indireta, cada estado tem meios de apuração próprios, também não existe um órgão específico e independente para conduzir os pleitos eleitorais, o que existe são comissões que se estabelecem em cada um dos 50 estados norte-americanos.

Biden caminha para aumentar a vantagem sobre o Republicano, na manhã de hoje ele assumiu a liderança em estados bastante relevantes, na Georgia e na Pensilvânia. Caso consiga sagrar-se vencedor nestes dois locais, somará mais 36 delegados. O democrata também lidera a apuração no estado de Nevada, o que lhe daria mais 6 votos no Colégio Eleitoral. Caso vença nestes três locais, Joe Biden seria eleito presidente dos Estados Unidos com um total de 306 votos no Colégio Eleitoral.

A expectativa é extremamente elevada, pois Donald Trump vem tentando parar a contagem dos votos em diversos estados, incluindo a Georgia e a Pensilvânia. Trump também já deixou claro que não irá reconhecer a derrota, e tentará recorrer a Suprema Corte norte-americana para rever o resultado.

O horizonte ainda é incerto, pois a eleição não se encerrará com a apuração dos votos. Se tudo seguir o ritmo atual, talvez, até o fim deste dia se consiga dizer quem venceu as eleições americanas, ao menos no campo do Colégio Eleitoral. No campo da justiça se verá outra batalha.

Sobre Paulo Junior

Graduando em jornalismo pela UFCA. Um apaixonado por política, literatura e cinema. E-mail: [email protected]

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.