Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Crato, é nomeado arcebispo de São Luís, no Maranhão

Sendo assim, Crato ficará vacante, sem bispo para governá-la.




Notícias, Regional

O atual bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, foi nomeado pelo Papa Francisco, o novo arcebispo de São Luís, no Maranhão, nesta quarta-feira (02). Sendo assim, Crato ficará vacante, sem bispo para governá-la.

O motivo foi o pedido de renúncia de Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese de São Luís, por motivo de idade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese, com a saída dele, o Colégio de Consultores, que auxilia na tomada de decisões, tem oito dias para eleger um administrador diocesano que dirigirá os trabalhos interinamente, mas com limitações. Ele não pode, por exemplo, autorizar ordenações de padres nem transferi-los para outras paróquias.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo arcebispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.

Veja carta enviada pela CNBB:

Saudação a Dom Gilberto Pastana Oliveira

Estimado irmão, Dom Gilberto Pastana Oliveira,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia felicitações pela sua nomeação como novo arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e deseja um frutuoso ministério.

De volta ao Estado no qual iniciou seu ministério episcopal, no contexto da Amazônia Legal, que o senhor possa dar continuidade à missão de anunciar e construir o Reino de Deus na realidade maranhense, à luz dos sonhos do Papa Francisco para a Região.

Tudo o que a Igreja oferece deve encarnar-se de maneira original em cada lugar do mundo, para que a Esposa de Cristo adquira rostos multiformes que manifestem melhor a riqueza inesgotável da graça. Deve encarnar-se a pregação, deve encarnar-se a espiritualidade, devem encarnar-se as estruturas da Igreja”, disse Francisco no início de sua exortação apostólica Querida Amazônia.

Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital maranhense possa te acompanhar nesta nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB