Dia Municipal do Soldadinho-do-Araripe é aprovado na Câmara Municipal do Crato

O projeto visa ampliar a percepção da sociedade para a necessidade de preservação do soldadinho-do-araripe.




Notícias, Regional

Foi aprovado na manhã desta segunda-feira (11), por unanimidade de votos dos vereadores presentes na sessão, o projeto de Resolução 01/2024, que institui o dia municipal do Soldadinho do Araripe (22 de março), como também seu hino “Salve o Soldadinho”. O projeto foi apresentado pelo vereador Pedro Lobo, e idealizado por Leonardo de Luna, cantor e compositor, e Jorge Hélio Santos, jornalista e compositor.

O projeto visa ampliar a percepção da sociedade para a necessidade de preservação do soldadinho-do-araripe, ave símbolo da Chapada do Araripe, criticamente ameaçada de extinção, e que tem uma relação intrínseca com as reservas hídricas do estado do Ceará, por ser um indicativo de quantidade e qualidade das águas que surgem nas fontes localizadas no sopé da chapada. A preservação da floresta, das fontes e levadas é essencial para a garantia da reprodução da espécie, que faz seus ninhos à beira desses mananciais.

A ação ganha uma dimensão dupla, por buscar garantir a sobrevivência de uma espécie da fauna brasileira, com ocorrência exclusiva nas florestas do Cariri cearense, resultando também na preservação das águas do estado para o abastecimento das gerações atual e futuras, ressaltando-se que um percentual considerável das água que chegam ao açude Castanhão, responsável pelo abastecimento da cidade de Fortaleza, capital cearense, são provenientes da Sub-Bacia do rio Salgado, a qual é alimentada pelas fontes e levadas onde o pássaro se reproduz.

A música “Salve o Soldadinho”, de autoria de Leonardo de Luna e Jorge Hélio Santos, que agora está aprovada como hino municipal cratense do soldadinho-do-araripe, estará disponível em todas as plataformas digitais no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, e que por este motivo foi escolhido para ser o Dia Municipal do Soldadinho-do-Araripe na cidade do Crato.