Dia Mundial de Conscientização do Autismo é marcado com início do 1º Congresso Caririense de Autismo On-line

O evento será on-line, respeitando as normas de combate à Covid-19, através do YouTube e contará com a presenta de 18 palestrantes de nível nacional e internacional.




Notícias, Saúde

O dia 02 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem o intuito de conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo, além de orientar a sociedade a lidar com ele. No Cariri, existe a Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autista do Cariri (AMA Cariri), fundada em 2015 no município de Missão Velha.

Ela é formada por pais e amigos de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) da região, com forma de organização e representação coletiva. Em 2021, a AMA Cariri está promovendo o 1º Congresso Caririense de Autismo, entre os dias 02 a 11 de abril.

O evento será on-line, respeitando as normas de combate à Covid-19, através do YouTube e contará com a presenta de 18 palestrantes de nível nacional e internacional. O público-alvo do congresso são familiares, profissionais e amigos dos autistas, que buscam conhecer mais sobre o autismo, inclusão, tratamentos e direitos.

Segundo o presidente em exercício da AMA Cariri, Frank Macêdo, fala que o momento servirá para uma troca de experiências e repasses científicos, através de uma linguagem acessível a quem se interessa pela causa.

“Este será um momento para troca de experiências e atualização científica com linguagem acessível aos profissionais, pesquisadores, estudantes, famílias e sociedade, em geral, sobre a saúde no TEA e na família, por meio de discussões com personalidades reconhecidas na Região do Cariri, no Brasil e no mundo que abordarão temas atuais, relevantes para uma verdadeira inclusão”, disse Frank Macêdo.

Para se inscrever, basta acessar o site do evento. Frank afirma que o valor da inscrição é simbólico, mas que será voltado para investir na AMA Cariri.

“Para se inscrever é só acessar o site . O valor da inscrição é simbólico, mas contribuirá para a manutenção das ações da AMA Cariri. Você participa, adquire conhecimentos, apoia a causa e ajuda a associação”, finalizou o presidente.

O congresso tem como público-alvo pais, mães, profissionais e amigos dos autistas que tenham interesse em conhecer mais sobre o autismo, inclusão, tratamentos e direitos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) são distúrbios do neurodesenvolvimento manifestado antes dos três anos, afetando a capacidade de interação social, comunicação e comportamento.

Sobre Fernanda Alves

Fernanda Alves, tem 24 anos, é de Juazeiro do Norte e formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência na área desde 2015. Mulher preta, militante e amante do Jornalismo Esportivo.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.