Despesas de início de ano: saiba como se organizar e evitar mais contas

Ano novo, contas novas? Veja como se organizar para quitar as dívidas e evitar prejudicar o orçamento deste ano




Economia, Notícias
calculadora economia

Após as festividades, com bastante alegria, união e esperança para um novo ano de paz e tranquilidade, o mês de janeiro traz consigo despesas que podem pesar no orçamento financeiro familiar ao longo dos meses seguintes. Isso porque, além dos tributos sazonais, como Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e despesas escolares (materiais, uniformes e matrículas), muitos ainda têm que lidar com os gastos das festas, confraternizações, presentes, viagens, dentre outros.

Para Francisco Myrthison Barreto, professor do curso de Ciências Contábeis da UNINASSAU, é necessário fazer um planejamento financeiro adequado para iniciar bem o ano. A primeira coisa é quitar a fatura de 2023 que chega este mês. O melhor é não começar novas contas sem quitar o ano anterior. Outra data que pode trazer mais despesas é o carnaval, afinal, ele está se aproximando e esse é o momento de iniciar os planejamentos com hospedagens e passagens, ingressos de shows etc., para celebrar a data sem comprometer o orçamento dos próximos meses.

“A gente sabe que agora vem carnaval, e há uma inadimplência pós-carnaval imensa. Então, vamos nos programar financeiramente, procurar opções mais baratas de carnaval de rua e não levar o cartão de crédito, para não cair em tentação. A gente sabe que, muitas vezes, com parcelamento de compra, a gente acaba pagando o dobro. Por isso, é preciso ficar atento aos juros também”, afirma. A dica do especialista é gastar pouco no cartão e dar preferência a poupar para conseguir comprar à vista.