
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou um crescimento de 89% no número de inscritos confirmados que se autodeclaram indígenas em comparação a 2022. O total saltou de 19.980 para 37.489 participantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O aumento é especialmente significativo em um momento em que comunidades indígenas e descendentes, inclusive na região do Cariri, fortalecem o movimento de retomada de suas identidades e direitos. Muitos jovens indígenas e descendentes têm encontrado na educação uma ferramenta essencial para defender territórios, preservar culturas e ampliar oportunidades, fazendo do Enem uma porta de entrada para novas conquistas.
Em relação a escolaridade, em 2025, 16.610 inscritos que se autodeclararam indígenas afirmaram estar cursando o último ano do ensino médio. Esse número representa o dobro dos 8.279 participantes que, em 2022, estavam na mesma etapa escolar.
O exame deste ano será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção de alguns municípios do Pará, que terão datas diferenciadas por conta da COP30. No Brasil, o Enem é hoje o principal caminho para ingresso no ensino superior, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou de bolsas e financiamentos estudantis.