Crato realiza serviços à população em situação de rua no Centro Pop

O Centro de Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) desenvolve diversas atividades voltadas para esse público, entre elas, condições de acolhida na Rede Socioassistencial.




Notícias

Realizando um trabalho assistencial de grande importância, e que vem fazendo a diferença durante a pandemia da COVID-19, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), oferta serviços voltados para pessoas em situação de rua, e para migrantes em equivalente situação.

O Centro de Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) desenvolve diversas atividades voltadas para esse público, entre elas, condições de acolhida na Rede Socioassistencial; contribui para a construção de novos projetos de vida, respeitando as habilidades e escolhas dos assistidos; assegura o acompanhamento especializado trabalhando a preservação da integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promove atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecendo vínculos interpessoais e familiares.

De acordo com a Coordenadora do Centro POP, Ioneida de Andrade, atualmente, há 58 cadastrados no referido equipamento, e em média, 30 migrantes que recebem atendimento. São ofertados os seguintes serviços: banho; alimentação (café da manhã e almoço); lavagem de roupas; kits de higiene; máscaras; vestimentas; salão de beleza (mensalmente); oficinas; palestras; atendimento social, psicológico, educacional e jurídico; e a viabilização de contatos telefônicos.

A equipe é composta por assistente social, psicólogo, advogado, orientador social, coordenação e pessoal de apoio. Para viabilizar a execução dos projetos, é trabalhada a ampliação dos serviços por meio de abordagens diurnas e noturnas; o fortalecimento da intersetorialidade; implementação de oficinas que são ministradas por pessoas do público atendido pelo Centro POP; e a parceria com instituições, como Casa da Misericórdia, Associação Acolher Vida Livre, Comunidade Aliança de Misericórdia, Fazenda da Esperança, Casa do Idoso e CERAI.

O Centro POP do município do Crato fica localizado na Rua Coronel Secundo, 684, Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.