CPF pode se tornar número único de identificação no SUS

Ministério da Saúde deve apresentar proposta em julho para unificar cadastros e facilitar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Brasil, Notícias

A proposta foi anunciada nesta quarta-feira (11) pelo
ministro Alexandre Padilha, durante uma audiência na Câmara dos Deputados. De acordo com ele, o Ministério da Saúde pretende apresentar, em julho, um projeto que transforma o CPF em um número único para identificação dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é simplificar o acesso aos serviços de saúde e tornar o atendimento mais eficiente.

Segundo Padilha, a medida também evitaria a duplicidade de cadastros. Ele relembrou que, em sua gestão anterior no Ministério da Saúde, entre 2011 e 2014, era comum que uma mesma pessoa tivesse até cinco ou seis cartões diferentes do SUS, todos com numerações distintas.

Na época, o DataSUS realizou um processo de higienização dos dados, conseguindo vincular todos esses cartões ao CPF do cidadão. Esse trabalho foi um primeiro passo para avançar na proposta atual, que busca tornar o CPF o identificador oficial no sistema de saúde.

Com a mudança, mesmo
que o usuário possua diferentes cartões do SUS, todos estarão conectados ao seu CPF, garantindo mais organização no banco de dados e facilitando o acesso a histórico médico, agendamentos e exames em qualquer lugar do país.