Conselho Municipal dos Direitos LGBT em Juazeiro realiza programação alusiva ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia nesta segunda-feira (17)

A programação consta de entrevistas em meios de comunicação como rádio e webtv, bem como a realização de uma live bate papo, como o tema Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia – “Do Avanço ao Retrocesso”.




Notícias, Regional

O Conselho Municipal dos Direitos LGBT – CMLGBT de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – Sedest, outras entidades governamentais do Município e movimentos sociais, realiza nesta segunda-feira, 17, uma programação voltada para o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia.

A programação consta de entrevistas em meios de comunicação como rádio e webtv, bem como a realização de uma live bate papo, como o tema Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia – “Do Avanço ao Retrocesso”.

A transmissão, ao vivo, acontecerá, a partir das 15h, através da plataforma Google Meet (https://meet.google.com/phb-ifsy-bzu) e contará com a presença de pesquisadores, advogados e representantes de entidades e movimentos.

O Conselho Municipal dos Direitos LGBT – CMLGBT de Juazeiro do Norte é formado por representantes da sociedade civil e do poder público e tem como objetivo trabalhar para a elaboração e proposição de diretrizes de políticas públicas, voltadas para defesa e promoção dos direitos LGBT.

Dia Internacional

Celebrada em 17 de maio, a data visa, sobretudo, colocar em pauta a luta contra a discriminação da população LGBTQIA+, através de ações que contribuem para conscientização da população em geral. É, também, considerada uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos da população LGBTQIA+. 

Até 1990, a homossexualidade era considerada um distúrbio mental pela Organização Mundial da Saúde – OMS, sendo, então, no dia 17 de maio do referido ano que a entidade decidiu retirar a orientação sexual da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID. Com isso, o termo homossexualismo também passou a ser desconsiderado. 

No Brasil, a data entrou para o calendário oficial em 2010, quando um decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendeu a uma reivindicação histórica do movimento social de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Programação

• 12:00h – Rádio Tempo FM 101,5. Programa: Jornal Super Tempo. Participação de Josmacelmo Silva (presidente do CMLGBT) e Brendha Vlazack (conselheira do CMLGBT);

• 14:30h – Canal: Leia Sempre Brasil (YouTube). Participação de Davidson Kenndy (vice-presidente do CMLGBT), com Tarso Araújo (editor do blog e Jornal “Leia Sempre”).

• 15:00h – Live bate papo – Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia – “Do avanço ao retrocesso”.
Participação de: Linda Brasil (1º mulher trans eleita vereadora, e mais votada, em Aracaju/SE – Mestra em Educação e Defensora dos Direitos Humanos); Anderson Moreira (professor, gestor e integrante do Movimento Gay Leão do Norte de Recife/PE); Alice Helena (Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA e ativista do movimento trans de étnico racial em Uberlândia/MG); Tiago Alves Callou (advogado, mestre e doutorando das Ciência das Religiões. Membro da Comissão de Direito de Gênero e Sexualidades da OAB subseção Juazeiro do Norte). Mediação: Brendha Vlazack (conselheira do CMLGBT e integrante da Associação Madre Maria Villac – ABEMAVI).

Link: https://meet.google.com/phb-ifsy-bzu

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.