Conheça ‘Canfundó’, moeda social que circula em Crato-CE

O dinheiro é trocado nos comércios parceiros da associação, ou em feiras organizadas na comunidade.




Economia, Notícias

Numa comunidade do Alto da Penha, na cidade de Crato-CE, uma associação faz circular em vários estabelecimentos uma moeda social própria chamada Cafundó. A moeda atua na economia local complementando a cesta básica de muitos e melhorando sua qualidade de vida.

A associação é presidida por Maria Izabel que também é idealizadora da moeda. A moeda é obtida através de um “escambo”. Os moradores juntam resíduos sólidos (que antes eram descartados inadequadamente) e efetuam a troca dos mesmos pelo Cafundó. Ao mesmo tempo em que educam os moradores sobre a importância da coleta de recicláveis, traz uma diminuição na vulnerabilidade social local, com o adendo dos produtos adquiridos com o Cafundó.

O dinheiro é trocado nos comércios parceiros da associação, ou em feiras organizadas na comunidade.

O valor cambial do Cafundó é igual ao Real, e é representada por fichas.
Após a implantação dessa moeda, e participação efetiva da comunidade no projeto, percebeu-se uma diminuição constante dos casos de dengue e Chikungunya no bairro. Além da distribuição de mais de 19 toneladas de alimentos, com mais de 800 beneficiários, e ainda a arrecadação de 19 toneladas de recicláveis que foram vendidos e o dinheiro usado no processo de circulação do Cafundó e produtos. O projeto hoje é espelho para a gestão municipal, e vários bairros copiaram a ideia. A idealizadora, Isabel, tem participado.

Essas informações foram obtidas através da conta pessoal no twitter do Contador George Nuvens, colaborador da associação.

O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Bélgica/Comitê de Saúde e Bem-estar, realizará no próximo sábado, 12, uma Maria Isabel, gestora pública e social e Cícero Pereira, consultor em desenvolvimento territorial, com tema: “PROJETO ELA FAZ/ COPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO”. Para participar acesse o link aqui.

Ver essa foto no Instagram

Você sabia que no Brasil existe uma moeda social chamada CAFUNDÓ? Venha conhecer a estória de Maria Isabel, ela transformou a vida da sua comunidade !! O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Bélgica/Comitê de Saúde e Bem-estar, te convida a participar da palestra com MARIA ISABEL, gestora pública e social e CICERO PEREIRA, consultor em desenvolvimento territorial : "PROJETO ELA FAZ/ COPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO" SABADO 12/09 15h 🇧🇷 20h 🇧🇪 Como participar? As vagas são limitadas, então, aproveite e inscreva-se desde já no link👇🏻em seguida você receberá um e-mail de confirmação para poder participar 👍🏻 Link: http://tiny.cc/ElaFaz AGORA CERTIFIQUE-SE de que você possui o aplicativo ZOOM Esperamos por você 😉

Uma publicação compartilhada por Foobá! (@foobaoficial) em