Comunidade do Gesso se destaca com sítio urbano   

Sítio urbano no Crato é símbolo de cultivo sustentável e exemplo para toda região do Cariri




Natureza, Notícias

A comunidade do Gesso no município do Crato-CE, possui um sítio urbano que vem se tornando um espaço de referência e exemplo para toda a região do Cariri. O local comunitário conta diversas árvores frutíferas e plantas medicinais que estão instaladas às margens da linha férrea, e servem para consumo dos moradores da região. A lei 3.612, de novembro de 2019, determinou o reconhecimento e a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Urbanismo, e da Sociedade Anônima de Águas e Esgoto do Crato (SAAEC), pelo subsídio do Sítio Urbano do Gesso. A lei estabelece orientação técnica e insumos.  

A iniciativa de criar um ambiente com tantas árvores em meio a cidade, além de gerar qualidade de vida e alimentação para as pessoas que cultivam e participam do projeto, contribui para a diminuição da poluição e para drenagem da água da chuva. Vale ressaltar que a variedade de plantas medicinais cultivadas no sítio também podem ser aplicadas no tratamento de diversas doenças.  

Arlene Pessoa, bióloga e professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), destaca a importância da conscientização da população e do poder público a respeito de iniciativas desse porte. A organização e manutenção do espaço é concretizada de forma coletiva pelos próprios moradores, com apoio do Coletivo Camaradas e do Projeto Nova Vida, que auxiliam na divulgação do projeto.  

Eliete Silva, moradora e uma das cuidadoras do sítio, alega que participar do projeto é uma terapia, além de contribuir para que outras pessoas se interessem pelo cultivo de plantas. Segundo ela, muitas pessoas procuram mudas de ervas, desde malva, capim-santo, manjericão, erva-cidreira, limão, maracujá e entre outras cultivadas no sítio.