
No último sábado (07), a comunidade do Mutirão, no Crato, foi palco de um encontro popular que reuniu cerca de 100 pessoas em defesa da construção da Encosta Mutirão – Alto da Penha. A mobilização contou com a presença de lideranças comunitárias, movimentos sociais, gestores públicos e o deputado estadual Pedro Lobo (PT).
A obra é uma reivindicação histórica de mais de 40 anos e tem o objetivo de urbanizar os bairros Mutirão, Alto da Penha e Pantanal, conectando-os ao centro da cidade e promovendo um espaço para convivência social, esportes, cultura e preservação ambiental, incluindo o Riacho da Matinha.
O Movimento pela Construção da Encosta reforça a importância de que o projeto seja realizado com participação popular. Um documento está sendo preparado para ser encaminhado ao governador Elmano de Freitas, reforçando a demanda da comunidade.
Para o ativista Francisco Nascimento, uma das lideranças do movimento, o tema será levado à Conferência Municipal da Cidade, marcada para a próxima sexta-feira (13). Ele destaca a necessidade de uma proposta ampla, com a participação de universidades, moradores e movimentos sociais, que priorize qualidade de vida e áreas verdes, contrapondo-se ao modelo de urbanização com asfalto e desmatamento.
O encontro aconteceu no Instituto de Arte e Cultura Os Filhos de Maria, com organização dos Pontos de Cultura Mensageiras da Paz, Coletivo Camaradas, Ensaio Aberto, além do Coletivo de Mulheres do Mutirão, Rádio Cafundó e outras entidades da sociedade civil.
Também participaram representantes do Biodiverse, Grunec, Terreiro das Pretas, Defesa Civil, associação de moradores, ambientalistas, urbanistas, além das secretarias de Direitos Humanos e Juventude.
Um novo encontro está previsto para o mês de julho, dando continuidade ao fortalecimento do movimento.