Comunicação acessível na Floresta Nacional do Araripe

Parceria público privada leva ponto de internet a Flona Araripe – Apodi objetivando a preservação deste patrimônio natural




Natureza, Notícias

A Floresta Nacional do Araripe, a primeira floresta reconhecida por decreto federal, é um grande organismo vivo e complexo e tem sido objeto de estudo nos mais variados campos de pesquisa. Espaço sagrado para os remanescentes Cariris, área destinada ao lazer e sobretudo território de imensurável grandeza para as tradições religiosas.

Este território agora conta com mais um aporte para o fortalecimento da pesquisa, da preservação e da promoção da floresta como ambiente natural e patrimonial da região do Cariri, através de um ponto de internet, fruto de uma ação coletiva envolvendo instituições privadas e públicas neste fornecimento.

Esta ação busca através da internet na Chapada Nacional do Araripe Flona Apodi, estabelecer melhorias aos usuários como segurança, incentivo à pesquisa científica,  comunicação, desenvolvimento de ações e projetos, transmissão de eventos e a divulgação de ações que estão sendo realizadas para sua conservação e preservação natural do seu bioma.

De acordo com o diretor da Fundação Cariri, Alisson Paiva,este ponto de internet irá possibilitar um maior fluxo da comunicação em tempo real, e sem dúvidas irá favorecer a educação ambiental e ser suporte para a guarda florestal quanto à segurança do lugar. “A intenção não é retirar o foco natural do ambiente, pelo contrário a internet instalada objetiva ser uma parceira de apoio às necessidades reais em caso de possíveis focos de incêndio, por exemplo, apoio direto à pesquisa científica e suporte de preservação do nosso maior patrimônio” afirma. 

O ponto de internet foi instalado na Casa do Guarda do ICMBIO e para se ter acesso a rede wifi será necessário fazer um cadastro no primeiro acesso. Este ponto busca desta forma acessibilizar a Flona Araripe junto a comunidade em tempo real.

Participam como instituições patrocinadoras deste projeto, a Fundação Cariri, Colégio Diocesano e Araújo Sat.e as intuições públicas, ICMBIO, o vereador Luis Carlos Saraiva representando a Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal do Crato e SAAEC.  

Floresta Nacional do Araripe

Em 02 de maio de 1946, foi publicado pelo Governo Federal o Decreto 9.226, criando a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, visando preservar uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental no Nordeste. A FLONA Araripe foi a primeira floresta nacional a ser criada em território brasileiro.

É um dos últimos redutos da mata atlântica. Ocupa uma extensa área que atravessa a fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri, Apresenta relevo tabular, com altitudes que variam entre 840 e 920 metros. Média pluviométrica de 1.000 mm por ano. A temperatura varia de 15 a 25 °C.

Seu solo é originário do período Cretáceo, predominando o tipo latossolo. Solos do período Cretáceo costumam apresentar fósseis, na FLONA Araripe não é diferente, há um vasto sítio arqueológico em sua área onde foram descobertas algumas espécies de animais somente encontradas na região, como o Santanaraptor placidus.

Já foram catalogadas 88 espécies de aves pertencentes a 34 gêneros distintos. Destaca-se o Soldadinho-do-araripe, ave que somente é encontrada na região da FLONA Araripe. A fauna do local é composta, ainda, por diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos. A vegetação predominante é de cerradão. Existem faixas de transição que apresentam traços de mata atlântica, cerrado e caatinga.