Complexo turístico de Benigna, em Santana do Cariri, tem projeto aprovado para licitação

O equipamento contará com um santuário moderno e a urbanização de diversos espaços marcado com totens, para melhor orientação do dos visitantes, que conhecerão melhor sobre a história da Beata Benigna, além de inserir a cidade de Santana do Cariri no mapa turístico religioso do Nordeste.




Notícias, Regional

A Prefeitura de Santana do Cariri anunciou nesta terça-feira (06), que o projeto de construção do Complexo Turístico de Benigna teve autorização para começar a ser construído. O prefeito do município, Samuel Cidade (DEM) confirmou a informação através das redes sociais, repassando que o governador Camilo Santana (PT) liberou para o processo de licitação, que acontecerá ainda nesta semana.

Em arquivo compartilhado pela Prefeitura, o documento mostra que o equipamento contará com um santuário moderno e a urbanização de diversos espaços marcado com totens, para melhor orientação do dos visitantes, que conhecerão melhor sobre a história da Beata Benigna, além de inserir a cidade de Santana do Cariri no mapa turístico religioso do Nordeste.

“O projeto será licitado ainda esta semana. Esse projeto complexo turístico, complexo que compreende uma estátua, estacionamento, banheiros, espaços para os camelôs, espaços de acolhida para bem acolher os romeiros de Benigna que vem a Santana do Cariri, esse complexo com sinalização, com vias de acesso com certeza será um investimento para o marco de Santana do Cariri e sem dúvidas um marco também para a causa da menina Benigna”, explicou o secretário de cultura e turismo, Ypsilón Félix.

Para o prefeito, além desse destaque a Santana, o equipamento dará uma melhoria na infraestrutura, fidelizando o Cariri como o berço do turismo religioso.

“Sem sombra de dúvidas esse grande feito trará um salto enorme na melhoria da infraestrutura da nossa cidade. Um investimento com a magnitude de 18 milhões de reais na primeira etapa, certamente colocará Santana do Cariri no mapa do turismo religioso, bem como toda a região do Cariri para o mapa do mundo”, finalizou.

Projeto ‘Caminhos de Benigna’

O complexo “Caminhos de Benigna” ficará localizado no bairro Inhumas, onde já existe uma capela dedicada a Beata. Foi disponibilizado um terreno com cerca de 110.000m², para a construção do Santuário, que contará com uma área de convivência, com esplanada para celebrações campais, um estacionamento para 152 vagas de carros e 48 para ônibus. Também terá um edifício-base para a construção da estátua de 20 metros, com espaço para orações, local para ex-votos, sala de apoio ao romeiros, salas administrativas e uma cascata chamada “Fonte da Remissão”.

Além disso, com o processo de urbanização, o trajeto será pensado para ter acessibilidade, estações da Via Sacra, o local do Poço, o Cenotáfio – local de martírio – e as ruínas da antiga casa de Benigna. Apesar da divulgação desse projeto, a Prefeitura afirmou que ele pode passar por ampliações, como incluir a construção de uma igreja na área onde ficará a esplanada do Santuário. Poderá também ter um arco coberto, voltado para a recepção e acomodação dos visitantes.