Coletivo Camaradas potencializa grupos no Território Criativo do Gesso

Dez organizações serão beneficiadas pelo Coletivo Camaradas, através do projeto Território Criativo do Gesso, através da Lei Aldir Blanc.




Notícias, Regional

Dez organizações serão beneficiadas pelo Coletivo Camaradas, através do projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc. O projeto fortalece a parceria com grupos que atuam na localidade. A intenção é reconhecer e potencializar o protagonismo de diversas organizações.

Para a pedagoga e integrante do Coletivo Camaradas, Rebeca Baia, essa parceria com os grupos possibilita incentivar o protagonismo e fortalecer a ação social no Território. Ela destaca que o projeto garantiu a aquisição de equipamentos que colaborarão para a estruturação, organização e com a infraestrutura dos grupos, bem como garantiu recursos para a realização de atividades e programações. Rebeca acredita que fomento a partir da Lei Aldir Blanc possibilitou aos grupos, neste contexto difícil de pandemia, realizar algumas atividades que contemplem o Território Criativo do Gesso que é composto pelos bairros Centro, Pinto Madeira, Santa Luzia, Palmeiral e São Miguel.
A pedagoga enfatiza que as organizações em contrapartida, estão devolvendo ao Território ações de estímulo à arte e acesso ao direito à cultura e à cidade, através de formações, workshop, apresentações artísticas, e uma programação que contempla desde as crianças nas escolas, através de vídeos com histórias e oficinas de arte, como os jovens e adultos através de eventos para movimentar o corpo, e uma excelente programação cultural.

O Coletivo Camaradas contemplou o seguintes grupos: Cia de Dança e Música Unidance, Espaço Capoeira, Espaço de Dança Aline Silva, Maracatu Raízes, Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena, Narradores Cariri, Ponto de Cultura Paraíso dos Caipiras, Slam das Minas Kariri, Studio Physical Fitness e Dança e Terreiro Cultural do Mestre Roxinha.

O projeto também ampliou a produção de material midiático que garante visibilidade, protagonismo e maior coesão aos grupos e ao Território, além da valorização das pessoas das comunidades que compõem o Território Criativo do Gesso.