Coletivo Camaradas mudará foco de atuação política em 2023

A intenção dos seus dirigentes é se afastar mais do campo da produção cultural e focar na luta por políticas públicas para a cultura.




Notícias

O Ponto de Cultura Coletivo Camaradas, organização criada em 2007, com atuação no campo da cultura de base comunitária prevê mudanças na sua atuação política em 2023. A intenção dos seus dirigentes é se afastar mais do campo da produção cultural e focar na luta por políticas públicas para a cultura. No Crato, o grupo foi um dos defensores da criação do Sistema Municipal de Cultura e da Lei do Cultura Viva, as duas principais leis da cultura no Município. Desde de 2012, o Camaradas defende a previsão de percentual de mínimo de 2% na aplicação de recursos municipais para cultura.

Os dirigentes dizem que o ano de 2023 será voltado também para reafirmar sua posição ideológica. O Coletivo Camaradas é um grupo de esquerda de orientação Marxista. Os dirigentes afirmam que deverão investir em formação política para atrair novos integrantes e ampliar os diálogos com os movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, pontos de cultura, escolas e universidades.

A atuação em rede é outro objetivo do Camaradas. A partir da experiência desenvolvida no Território Criativo do Gesso, o grupo pretende incentivar outras experiências de atuação política.

Em relação a comunidade do Gesso, deverá ser mantida a biblioteca comunitário e fortalecida as ações com outras organizações, mas serão reduzidas as atividades de produção cultural.

Em 2023, o Camaradas desenvolverá projeto voltada para “agitação e propaganda” da rede municipal dos Pontos de Cultura do Crato que é composto de de 37 pontos. O projeto faz parte de edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e deverá envolver personalidades locais e nacionais da comunicação e da esquerda.