Coletivo Camaradas cria núcleo para discutir mobilidade e estrutura urbana

Coletivo camaradas cria núcleo sobre direito à cidade




Notícias

Um grupo de arquitetos, urbanistas e geógrafos criaram nessa segunda-feira,18, um núcleo sobre direito à cidade em parceria com o Coletivo Camaradas. A ideia desse projeto é prestar apoio as comunidades, e refletir sobre as questões arquitetônicas, estruturais e urbanísticas a partir das perspectivas e particularidades de cada comunidade. 

Flávia Alves que é uma das arquitetas envolvidas na criação do núcleo, destaca a importância da comunidade se reconhecer como parte da cidade, e que a informação é um meio de se abrir esse diálogo com os movimentos sociais, para que eles possam discutir questões de direito à cidade. 

O coletivo propõe discutir planejamento urbano sobre uma ótica que dê espaço para os movimentos sociais intervirem na cidade, de forma a contribuir com o seu desenvolvimento, visto que as conjunturas urbanísticas influenciam diretamente nas vidas da população. 

Criado em 2007 o Coletivo Camaradas é uma organização política formada por artistas, estudantes, ativista, professores e produtores culturais, na comunidade do Gesso em Crato. O foco do coletivo é atuar na discussão e no desenvolvimento de políticas públicas no campo das artes, cultura e literatura. E pensando em unir arte, mobilidade e estrutura urbana, dia 14 de maio será feito um passeio fotográfico, no espaço Território Criativo do Gesso, essa será uma das primeiras ações a ser desenvolvida pelo núcleo sobre direito à cidade.