CNU 2025: provas objetivas acontecem neste domingo e movimentam milhares de candidatos

Neste domingo (5), acontece a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), com mais de 3.600 vagas em órgãos federais.

Educação, Notícias

Milhares de candidatos de todo o país vão participar da primeira fase do CNU 2025, que consiste em provas objetivas para cargos de níveis médio, técnico e superior. As provas serão aplicadas em 228 cidades, incluindo quatro na Paraíba. Os portões fecham às 12h30 e o início das provas está marcado para as 13h, horário de Brasília.

O concurso é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Enap e a FGV. Para evitar atrasos, os candidatos devem conferir com antecedência o cartão de confirmação, que traz informações sobre o local de prova, número de inscrição e eventuais atendimentos especiais ou uso de nome social.

Além da prova objetiva, o CNU 2025 terá uma segunda fase, com prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. Os resultados da primeira etapa saem em 12 de novembro, a verificação de cotas acontece entre 30 de novembro e 8 de dezembro, e o resultado final está previsto para 30 de janeiro de 2026. O certame oferece oportunidades em 32 órgãos da administração pública federal e movimenta candidatos de todo o país.

Durante os aulões e revisões preparatórias, os candidatos podem tirar dúvidas, revisar conteúdos e se organizar melhor para a prova. Essas estratégias ajudam a reduzir a ansiedade e aumentam a confiança, garantindo que todos tenham a chance de mostrar o seu melhor desempenho.