CNN Brasil tem maior porcentagem de público entre os mais ricos

Por Gabriel Preline, do Notícias na TV.




Brasil, Notícias

Há menos de cinco meses no ar, a CNN Brasil superou seus 78 concorrentes na TV paga e alcançou a maior porcentagem entre o público AB na Grande São Paulo. No mês de julho, o canal de notícias cresceu 9% entre os assinantes mais ricos –e mais cobiçados pelo mercado publicitário. A GloboNews, sua principal adversária, aparece em quarto lugar nesse critério, mas segue à frente em números absolutos.

Estudo obtido pelo Notícias da TV, com dados aferidos pelo Kantar Ibope, aponta que a CNN Brasil fechou julho com 84% de sua audiência formada pelo público AB, 14% pela classe C, e apenas 2% pela D e E.

No PNT (Painel Nacional de Televisão, que mede os 15 maiores mercados do país), a CNN Brasil aparece em segundo lugar com os mesmos 84% de AB, antecedido apenas pelo canal History 2, que está à frente por uma diferença de apenas 1%.

O levantamento não leva em consideração os índices obtidos pelos canais, apenas aponta a porcentagem de classes sociais de quem se interessa por eles. Estar no topo dessa lista é uma das principais ambições dos grupos de mídia, que encontram mais facilidade para vender suas cotas de publicidade para empresas de maior poder financeiro.

No Top 5 da Grande São Paulo, atrás da CNN Brasil aparecem o Lifetime (também com 84%), o GNT (82%), GloboNews (81%) e SporTV 2 (81%). Na ponta oposta da tabela, os canais que menos atraem os assinantes de maior poder aquisitivo são o Disney XD e a TV Novo Tempo (ambos com 26%), o Nick Jr. e a TV Justiça (os dois com 25%) e a RIT (10%).

Analisando o cenário nacional, além do History 2 e da CNN Brasil, estão no Top 5 a GloboNews (79%), HGTV (75%) e o Discovery Home & Health (74%). Nas últimas colocações, os canais da TV paga que menos contam com telespectadores da classe AB são o NatGeo Kids (33%), o BandSports (29%), o Gloob (28%), a TV Justiça (27%) e a RIT (12%).