Chega a 115 o número de locais atingidos por manchas de óleo no Nordeste

Pelo menos 55 municípios em 8 estados tiveram registros de petróleo nas praias. A origem da substância ainda é investigada.




Natureza, Notícias
Chega a 115 o número de locais atingidos por manchas de óleo no Nordeste

Foto Reprodução

Chegou a 115 o número de localidades atingidas por manchas de óleo no Nordeste. Informações do G1 destaca o último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). publicado nesta terça-feira (1). Totalizando o número de 55 municípios afetados em 8 estados.

Dos afetados, 26 já estão livres de óleo na areia. Em alguns destes espaços a maior parte dos locais a limpeza ocorreu de forma natural, com o efeito das marés e do vento, mas em outras a retirada dos resíduos foi feita pela Petrobras ou por empresas contratadas.

Pelo menos 13 animais foram atingidos pelo óleo – nove tartarugas e uma ave foram encontradas mortas ou morreram após o resgate.

O que se sabe sobre as manchas de óleo no Nordeste?

Uma investigação do Ibama aponta que o óleo que está poluindo as praias têm a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele veio.

A suspeita é que o petróleo tenha vindo de navios que passam pela região, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que está analisando imagens de satélite da costa. A pesquisa, no entanto, ainda está em estágio inicial.

As manchas começaram a aparecer no início de setembro. Até quinta-feira (26), eram 99 localidades atingidas. Na sexta (27), o número subiu para 109. No domingo (29), chegou a 113 e na terça-feira foi para 115.