Ceará recebe novo lote para dar continuidade à vacinação da população geral contra Covid

O 45º lote enviado por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) será organizado para distribuição proporcional aos municípios pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).




Notícias, Saúde

Um total de 176.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz chegou ao Ceará na noite desta quinta-feira (15), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. O 45º lote enviado por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) será organizado para distribuição proporcional aos municípios pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a fim de dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em todos os municípios cearenses.

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana destacou o esforço para agilizar a imunização contra a Covid-19 no Ceará. ”Mais vacinas para o Ceará! Recebemos, há pouco, 176.750 doses da AstraZeneca. Esse lote nos permitirá avançar no processo de imunização dos cearenses”, escreveu.

O chefe do Executivo estadual lembrou a importância da população ficar atenta à data marcada para cada um receber sua dose. “É muito importante (vocês) ficarem atentos ao cadastro e às listas de agendamento em seus municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar essa pandemia”, comentou o governador.

O repasse das doses ao destino final segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Ceadim/Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis pelo agendamento e aplicação das vacinas distribuídas pelo Estado.