Ceará enfrenta o quinto dia de ataques criminosos

Até esta terça-feira, 10 pessoas foram apreendidas por envolvimento nas ações criminosas.




Notícias, Policial
Ceará enfrenta o quinto dia de ataques criminosos

Foto: Fco Fontenele/O POVO

Segundo dados do G1, os ataques começaram na sexta-feira (20), quando um caminhão foi roubado em Quixadá e incendiado em Quixeramobim. Desde da sexta, pelo menos 28 ataques foram registrados no Ceará. As ações criminosas estão atingindo em Fortaleza e Região Metropolitana.

Os alvos mais recentes, entre a noite de segunda e esta terça-feira, foram:

  • a 15ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, no Bairro Vila Velha, na capital, onde uma bomba caseira foi detonada;
  • dois caminhões queimados em Maracanaú, na Grande Fortaleza
  • um caminhão incendiado no pátio da sub-prefeitura de Pacatuba, na Grande Fortaleza
  • cinco veículos estacionados na garagem da prefeitura do município de Jucás, a 407 quilômetros de distância da capital, também atingidos pelo fogo.
  • um caminhão sobre a ponte do Rio Ceará, que liga Fortaleza a Caucaia
  • dois ônibus estacionados em um posto de gasolina, no Bairro Palestina, na cidade de Canindé.

Até esta terça-feira, 10 pessoas foram apreendidas por envolvimento nas ações criminosas.

Frota de ônibus reduzida

Segundo o Sindiônibus, Etufor e Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), após a sequência de ataques a frota de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana será reduzida. De acordo com a nota conjunta dos órgãos e sindicatos, o transporte público está “operando com o acompanhamento e a segurança da Polícia Militar”.

Posição do Governo do Estado

O governado Camilo Santana esteve reunido na tarde da segunda-feira (23) com a cúpula da Segurança Pública do Ceará para tratar dos atos criminosos que foram registrados nas últimas horas no Ceará.

Esses atos, segundo o governador, “trata-se de uma clara reação dos bandidos ao forte enfrentamento ao crime organizado que temos feito, dentro e fora das prisões cearenses, cortando comunicação, isolando e transferindo chefes criminosos, punindo de forma rigorosa atos de indisciplina e acabando com todo e qualquer tipo de regalia nos presídios”.

“Minha determinação aos comandos foi de endurecer ainda mais contra o crime, agindo com firmeza e dentro da lei. Reforçaremos as equipes nas ruas e intensificaremos ainda mais as operações. Não recuaremos em absolutamente nada nas medidas que foram tomadas até aqui. Muito pelo contrário, seremos cada vez mais rigorosos com quem desrespeitar a lei”, assegurou Camilo Santana.

Histórico de ataques

No inicio de 2019 foram registados mais de 200 atentados no Ceará, a onda de violência em todo o culminou em mais de 300 prisões, além do reforço de segurança com auxílio da Força Nacional.