Caso suspeito de coronavírus é investigado no Ceará

Em São Paulo, o primeiro caso de brasileiro infectado pelo novo coronavírus foi confirmado




Saúde

Um médico de 35 anos que voltou da Itália recentemente buscou o hospital com sintomas gripais. O caso está em analise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) com suspeita do novo coronavírus. Outra pessoa, que também voltou do país italiano, estava com sintomas do vírus, mas a infecção foi descartada.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o paciente retornou a Fortaleza com sintomas de gripe, porém sem complicações respiratórias. O homem apresenta um quadro de saúde estável e encontra-se em isolamento domiciliar.

A Sesa ainda aguarda o resultado do exame que pode confirmar ou descartar a notificação da doença. 

Primeiro caso de coronavírus no Brasil

Nesta quarta-feira, 26, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país.

Um homem de 61 anos, que mora na cidade de São Paulo, esteve no norte Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Retornou na última sexta-feira, 21, com febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Sintomas da competíveis com o do vírus.

Definição de casos suspeitos no Ceará

O Ministério da Saúde ampliou na última segunda-feira, 24, os critérios para a definição de caso suspeito do novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.

Na sexta-feira, 21, a pasta incluiu Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. “É natural termos um aumento de casos suspeitos, pois temos um deslocamento muito intenso nessa época do ano”,reforçou o secretário da Saúde do Ceará.

https://fooba.com.br/noticias/saude/coronavirus-sem-medicacao-especifica-cuidados-evitam-transmissao/