Cariri entra oficialmente na fase quatro de reabertura

A partir de amanhã todas as regiões do Ceará estarão na quarta fase de reabertura. O Cariri foi a última região a chegar a esse estágio, veja o que abre.




Segundo informações divulgadas pelo governador Camilo Santana (PT) nesta sexta,11, e a edição do último sábado do Diário Oficial do Estado, a região do Cariri entra oficialmente na fase 4 de reabertura da economia. Deste modo, todas as regiões do estado estarão tecnicamente na fase mais avançada de reabertura, sendo que o Cariri foi a última região a atingir este posto.

A confirmação do seguimento do processo de reabertura vem exatamente quando o consórcio de veículos de imprensa, composto por G1, OGlobo, Extra, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, aponta um aumento no número de mortes por Covod-19 no Ceará. Segundo o consórcio este elevado das notificações já se estende por praticamente uma semana. De acordo com o grupo de avaliação do governo do estado existe inconsistência nos números indicados pelos veículos de mídia, ainda segundo o Governo os números no estado seguem em queda. Dr. Cabeto, titular da Sesa (Secretária de Saúde) atribuiu a interpretação de aumento a problemas metodológicos.

Os procedimentos de reabertura da economia cearense tiveram início ainda no final de junho, entretanto, alguns ajustes foram feitos, por exemplo, a retirada das aulas presenciais da quarta fase, antes prevista. Além da crescente de casos que marcou o Cariri e a região de Sobral, impedindo que essas localidades avançassem de modo acelerado.

O que abre no Cariri

A partir de amanhã, 14, as determinações expressas em decreto estadual passam a valer, no Cariri algumas mudanças serão observadas. Restaurantes, lanchonetes, cantinas e buffets passam a ter atendimento presencial com até 50% da capacidade, o horário de funcionamento também foi estendido, passa a ser das 06 às 23h. Contudo, os bares permanecem fechados.

Por sua vez, a assistência social poderá funcionar integralmente, com 100% da capacidade. As cerimônias religiosas também estão autorizadas, mantendo um limite de 50% de ocupação do espaço. Os eventos culturais seguem vetados, assim como qualquer espetáculo que possa produzir aglomeração. Clubes, academias e salas de cinema persistem sem uma previsão específica de reabertura.

Todavia, o decreto traz autorização para funcionamento dos cinemas drive-in, além de estabelecer o retorno do VLT caririense para a próxima quarta, 16.  Em linhas gerais, é possível dizer que o plano de reabertura, inicialmente com 4 fases, vem adotando outro ritmo de implementação, em especial pela necessidade de observar a situação pandêmica que ainda se alastra.

É importante ressaltar que a decisão final sobre cada município cabe aos gestores das cidades, logo, aos prefeitos, que podem optar por seguir, ou não, as diretrizes indicadas pelo Governo do Estado.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Paulo Junior
Carregar Mais Em Notícias

Sobre Paulo Junior

Graduando em jornalismo pela UFCA e um apaixonado por política, literatura e cinema

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!