Cariri entra oficialmente na fase quatro de reabertura

A partir de amanhã todas as regiões do Ceará estarão na quarta fase de reabertura. O Cariri foi a última região a chegar a esse estágio, veja o que abre.




Notícias, Regional

Segundo informações divulgadas pelo governador Camilo Santana (PT) nesta sexta,11, e a edição do último sábado do Diário Oficial do Estado, a região do Cariri entra oficialmente na fase 4 de reabertura da economia. Deste modo, todas as regiões do estado estarão tecnicamente na fase mais avançada de reabertura, sendo que o Cariri foi a última região a atingir este posto.

A confirmação do seguimento do processo de reabertura vem exatamente quando o consórcio de veículos de imprensa, composto por G1, OGlobo, Extra, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, aponta um aumento no número de mortes por Covod-19 no Ceará. Segundo o consórcio este elevado das notificações já se estende por praticamente uma semana. De acordo com o grupo de avaliação do governo do estado existe inconsistência nos números indicados pelos veículos de mídia, ainda segundo o Governo os números no estado seguem em queda. Dr. Cabeto, titular da Sesa (Secretária de Saúde) atribuiu a interpretação de aumento a problemas metodológicos.

Os procedimentos de reabertura da economia cearense tiveram início ainda no final de junho, entretanto, alguns ajustes foram feitos, por exemplo, a retirada das aulas presenciais da quarta fase, antes prevista. Além da crescente de casos que marcou o Cariri e a região de Sobral, impedindo que essas localidades avançassem de modo acelerado.

O que abre no Cariri

A partir de amanhã, 14, as determinações expressas em decreto estadual passam a valer, no Cariri algumas mudanças serão observadas. Restaurantes, lanchonetes, cantinas e buffets passam a ter atendimento presencial com até 50% da capacidade, o horário de funcionamento também foi estendido, passa a ser das 06 às 23h. Contudo, os bares permanecem fechados.

Por sua vez, a assistência social poderá funcionar integralmente, com 100% da capacidade. As cerimônias religiosas também estão autorizadas, mantendo um limite de 50% de ocupação do espaço. Os eventos culturais seguem vetados, assim como qualquer espetáculo que possa produzir aglomeração. Clubes, academias e salas de cinema persistem sem uma previsão específica de reabertura.

Todavia, o decreto traz autorização para funcionamento dos cinemas drive-in, além de estabelecer o retorno do VLT caririense para a próxima quarta, 16.  Em linhas gerais, é possível dizer que o plano de reabertura, inicialmente com 4 fases, vem adotando outro ritmo de implementação, em especial pela necessidade de observar a situação pandêmica que ainda se alastra.

É importante ressaltar que a decisão final sobre cada município cabe aos gestores das cidades, logo, aos prefeitos, que podem optar por seguir, ou não, as diretrizes indicadas pelo Governo do Estado.