Campos Sales é a quinta cidade no Ceará a entrar na rota de turismo religioso

O mirante terá 26 metros de altura e custará R$ 1,45 milhão aos cofres públicos. A obra deve ser finalizada em 2020




Notícias, Regional
Campos Sales é a quinta cidade no Ceará a entrar na rota de turismo religioso

Foto: Daniel Laureano

O Ceará é um Estado movido por grande representatividade religiosa. As figuras do Padre Cicero (Juazeiro do Norte), Nossa Senhora de Fátima (Crato), Benigna (Santana do Cariri) e São Francisco das Chagas (Canindé).  Cidades que se conectam por terem na fé o motivo de trazer fiéis de várias lugares.

Assim, a cidade de Campos Sales entrará para essa rota de turismo religioso. A cidade do Cariri cearense, está construindo o Mirante com uma estátua de Nossa Senhora da Penha, padroeira do município.

A escultura terá 26 metros de altura, a escultura se tornará o quarto maior monumento religioso no Ceará, atrás apenas das imagens de Nossa Senhora de Fátima, São Francisco das Chagas e de Padre Cícero.

Faltando pouco mais de um ano para a inauguração, a expectativa é que o chamado “Cariri Oeste” esteja na rota do turismo religioso cearense.

A estátua se localizará na zona rural de Campos Sales, com distância de apenas 2 quilômetros do centro.

No mês de novembro do ano passado foi iniciada uma limpeza do local. Tendo a ordem de serviço sido assinada dia 20 de janeiro deste ano. A obra tem previsão de ser concluída até o final do ano de 2020. Hoje, a obra já ultrapassou mais da metade do avanço físico. O investimento é de cerca de R$ 1,45 milhão, com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. Cerca de 60% do terreno foram doados pela família que era proprietária da área, e o restante foi adquirido pelo Município, em 2017.

Estrutura da obra

O engenheiro André Lima, um dos encarregados da obra, explicou para o Diário do Nordeste que três empresas trabalham no projeto: uma é responsável pela construção do mirante, outra faz a parte de urbanização, enquanto a terceira trabalha a parte elétrica. “O mirante em si está praticamente concluído. Falta só a estrutura metálica”, explica.

Além do local onde ficará a estátua, o projeto inclui as construções de quiosques para os comerciantes, estacionamento e um anfiteatro. A pavimentação será toda feita em granito. “A obra já atinge 50%, e a gente está partindo para a fase de acabamento, colocando a Pedra Kariri, granito. A última loja já foi batida”, garante André Lima.

Já a estátua está sendo produzida em Saboeiro, a mais de 100 quilômetros de distância de onde será instalada. Isso porque o responsável pelo monumento é o renomado escultor Pedro Pereira de Souza, 51, artista plástico autodidata que se especializou em imagens sacras. Aos 14 anos, seu trabalho já era reconhecido em São Paulo e no Paraná. Apesar de requisitado no Sul e Sudeste do País, decidiu fazer o caminho de volta e instalou seu ateliê na região dos Inhamuns. Feito em etapas, o tórax e a cabeça da padroeira já ganharam forma. A coroa também já foi concluída.

Expectativa

Com pouco mais de 27 mil habitantes, a população de Campos Sales, sobretudo os comerciantes, aguarda ansiosa pela inauguração do Mirante de Nossa Senhora da Penha. A maioria imagina que o Município entrará na rota do turismo religioso cearense. “Aqui, fica no entroncamento de Canindé e Juazeiro do Norte. Grande parte dos romeiros vem do Piauí e do Pernambuco e, como a gente fica na divisa, muitos romeiros passarão por aqui. A gente já percebe, hoje, que aqui é caminho desse pessoal”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Campos Sales, Godofredo Alencar.

A construção dos quiosques, que serão vizinhos à estátua, poderá incrementar um setor de vendas pouco explorado no Município: o comércio de artigos religiosos. “O aquecimento no restante do comércio se dá em função dessa peregrinação. A expectativa é muito grande. Teremos um crescimento de 15%”, estima Alencar.

Atualmente, julho, mês em que acontecem os festejos de emancipação do Município, é o período que mais atrai visitantes, sobretudo conterrâneos que já deixaram Campos Sales e retornam para reencontrar parentes e amigos. Já em setembro, quando a padroeira é celebrada, isso acontece mais timidamente. “A gente acredita que nesse período (de setembro) haja esse incremento, pois coincide com as festas de São Francisco e as romarias de Juazeiro do Norte”, completa o representante da CDL.

Hotelaria na região

O setor de hotelaria também festeja a construção do mirante. Atualmente, Campos Sales conta com dois hotéis e algumas pousadas. São em torno de 100 apartamentos disponíveis no Município. Por isso, o empresário Assis Queiroz imagina que os empreendimentos passarão por uma readequação, podendo dispor de guias de turismo e trabalhando com a imagem de Nossa Senhora da Penha.

“Aqui é uma cidade muito carente de turismo. Com o mirante, com certeza vai melhorar para todo mundo. É uma coisa muito importante. Aqui, só recebemos representantes comerciais que estão em nosso Município a trabalho e visitantes na festa da cidade, em julho”, explica Queiroz.