Campanha Natal Dog da Uninassau ajuda ONG de proteção animal

A campanha visa arrecadar ração e dinheiro para ajudar nas despesas de tratamentos veterinários e na manutenção do abrigo Cariri Protetores.




Notícias, Regional
cachorro pets (Pexels por Pixabay)

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, por meio do curso de Medicina Veterinária e das suas Ligas Acadêmicas, promove o primeiro Natal Dog. A campanha visa arrecadar ração e dinheiro para ajudar nas despesas de tratamentos veterinários e na manutenção do abrigo Cariri Protetores, localizada em Crato, Ceará.

No Cariri, ONGs de proteção animal se desdobram para acolher cães e gatos abandonados e feridos nas ruas. Contudo, garantir que elas continuem funcionando é um desafio, pois não contam com muita ajuda financeira para custear as despesas médicas, a manutenção e os alimentos para os animais resgatados.

Para a professora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU, Luana Vieira Cruz, o objetivo é ajudar a ONG a proteger e reduzir o número de animais em situação de rua. “Sabemos que essa é uma questão de saúde pública, mas tentamos ajudar ao máximo diminuir esse problema. É muito gratificante ver que os nossos alunos estão tendo sensibilização e empatia em ajudar instituições, como a ONG Cariri Protetores”, afirma.

De acordo com a Liga Acadêmica de Morfofisiologia Veterinária (LAMVET), no mês de dezembro, as taxas de abandono animal aumentam devido às viagens de férias dos tutores, deixando os pets sujeitos à violência, doenças e acidentes de trânsito. Vale lembrar que maus-tratos e abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98, com direito a reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. 

Atualmente, a ONG Cariri Protetores possui cerca de 100 cachorros resgatados que serão beneficiados com as doações arrecadas pelo projeto Natal Dog. Os pontos de doações se encontram nas portarias dos blocos da UNINASSAU, no Campus São Miguel, até o dia 21 de dezembro.