Campanha de vacinação contra o sarampo começa no dia 10

O Ministério da Saúde estima que 131.472 mil pessoas não estejam vacinadas no Ceará




Notícias, Saúde

A partir da próxima segunda-feira, 10, crianças e jovens do 5 aos 19 anos deverão se vacinar contra o sarampo em todo Brasil. A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é direcionada para crianças e jovens que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se tomaram as duas doses necessárias.

Esta fase da campanha vai até 13 de março. A nova fase começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.

A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. É uma doença altamente contagiosa.

Em Juazeiro do Norte, a vacina estará disponível nas 47 salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Dermatologia e no Hospital Estephânia. O Dia “D” de Mobilização Nacional será 15 de fevereiro, sábado. O Centro de Dermatologia funcionará neste dia para ampliar o acesso da população à vacina.

Para vacinação na cidade, a equipe de imunização informou que é necessário apresentar além da caderneta de vacinação, o cartão SUS.

O Ministério da Saúde estima que 131.472 mil pessoas não estejam vacinadas no Ceará. Não há registros de casos no estado.