Camilo Santana anuncia ampliação nos horários dos restaurantes e libera eventos para até 200 pessoas

O toque de recolher passa, todos os dias, a ser da meia-noite até as 5 horas da manhã do dia seguinte. O novo decreto estadual terá vigência de 26 de julho a 8 de agosto.




Economia, Notícias

Por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira (23), o governador do Ceará, Camilo Santana, atualizou as medidas do decreto estadual de combate à Covid-19. Entre as novidades, a autorização para eventos com até 100 pessoas para ambientes fechados e até 200 pessoas para ambientes abertos, além da ampliação do horário de restaurantes. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

As principais mudanças neste novo decreto, de acordo com o comitê que delibera as medidas, são:

– Restaurantes estão autorizados a funcionar até às 23h
– Barracas de praia passam a funcionar a partir das 8h
– Autorização para a reabertura dos teatros, conforme protocolo sanitário específico;
– Eventos em ambientes fechados liberados para até 100 pessoas, respeitando todos os protocolos sanitários;
– Eventos em ambientes abertos liberados para até 200 pessoas, respeitando todos os protocolos sanitários;

O toque de recolher passa, todos os dias, a ser da meia-noite até as 5 horas da manhã do dia seguinte. O novo decreto estadual terá vigência de 26 de julho a 8 de agosto.

“Temos de fazer tudo com cautela e com responsabilidade, por isso precisamos da ajuda de todos os cearenses. Até que a vacinação chegue a todos, o cuidado tem de seguir nesta pandemia. Em paralelo às novas autorizações, vamos fazer eventos-teste, que serão acompanhados pela Sesa antes, durante e depois. Além disso, em parceria com Anvisa, Fraport, MPF e MPE, estamos mantendo esse controle sanitário em que estamos fazendo testagens por amostragem de todos os voos que chegam na Capital Cearense, tudo para que não haja recrudescimento nas ações do Estado”, explicou Camilo Santana.

Dados da pandemia

Dr.Cabeto destacou a ampliação das testagens no aeroporto de Fortaleza e os preparativos para executar o mesmo formato de controle nas rodoviárias, confirmando o momento de maior vigilância sobre a circulação de variantes.

Avaliando a atual situação diante dos riscos de novas variantes do coronavírus, Dr. Cabeto ressaltou a importância de que todos se vacinem. Em recentes estudos divulgados, a proteção contra a variante delta só se dá em caso da imunização completa, tomando as duas doses da vacina. “A pandemia não acabou e estamos avançando na vacinação, mas ainda temos a possibilidade de pequenos surtos, inclusive sujeitos à variante delta. Portanto, cumprir os protocolos é fundamental, protegendo a si e aos outros. Por isso, temos de incentivar que todos tomem a vacina. Deixando de se vacinar, você não só não deixa de se proteger, mas deixa de proteger os outros. O número de pessoas não vacinadas aumenta a possibilidade do número de variantes e novas transmissões. Que as pessoas possam concluir seus ciclos vacinais”, incentivou.

O secretário da Saúde listou também alguns dados do Ceará, apontando que a taxa de positividade de testes de Covid em Fortaleza é de 10%. Todas as macrorregiões estão em níveis abaixo de 1 na taxa de transmissão, o que mostra uma estabilização de presença do vírus. Ele também apontou que em julho há redução de atendimentos nas UPAs ainda maior que a do mês anterior, e com quase 70% dos casos de nível leve e que o grau de letalidade é de 2% dos acometidos pela doença.

Complementando, Camilo destacou os investimentos na estrutura da Saúde, nas aberturas de novos leitos de UTI por todo o Estado, e no grau máximo de transparência. “O Ceará tem procurado dar transparência em todas as suas ações, e via plataforma IntegraSUS, sempre esteve entre os campeões de transparência no Brasil”, disse o governador.