A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte iniciou nesta quarta-feira (10) os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel. A presidência é do vereador Lukão (PSDB), com vice-presidente o vereador Vinícius Duarte (PSD) e relator Vandinho Pereira (PP). A comissão conta ainda com os vereadores Boaz do Bolsonaro (PL), Jullian de Ciélio (PSB), Cleilson Móveis (AGIR), Capitão Vieira (MDB), Auricélia Bezerra (PSB) e Cicinho Cabeleireiro (PSD). A sessão de abertura teve a presença do vereador Barbosa Neto (PT).
O presidente Lukão afirmou que a comissão atende a um clamor da população por melhores serviços e será conduzida com imparcialidade. “Não será uma caça às bruxas, mas faremos de tudo para dar uma resposta justa ao município, respeitando as leis e os representantes da empresa”, disse.
O objetivo da CPI é investigar supostas irregularidades nos serviços da Enel Ceará, incluindo cobranças indevidas, falhas no atendimento, descuido com fios e cabos elétricos em vias públicas e oscilações na rede, que teriam causado prejuízos e riscos de incêndios.
O prazo inicial da comissão é de 120 dias, podendo ser prorrogado. O trabalho incluirá coleta de documentos, oitivas com diretores da Enel, secretários municipais e audiências públicas, se necessário.
Na primeira deliberação, a CPI solicitou que Prefeitura, Governo do Estado e Poder Judiciário enviem informações sobre prédios públicos que estejam sem funcionamento por espera de serviços da Enel, além do relatório final da CPI estadual da Enel, para subsidiar as investigações locais.
O relator Vandinho Pereira reforçou o compromisso de transparência e imparcialidade. A próxima reunião da CPI está marcada para 17 de setembro, às 16h.

