Câmara de Juazeiro do Norte aprova renomeação da Avenida Castelo Branco

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores a mudança de nome da Avenida Castelo Branco




Notícias, Regional

A mudança de nome da Avenida Castelo Branco foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. O trecho que vai da localidade da Rádio Tempo até o bairro Betolândia será agora chamado de Avenida Dra. Yanny Brena, em memória da ex-vereadora Yanny Brena Alencar Araújo, falecida em 2023.

O processo de renomeação teve início em setembro de 2023, quando a Câmara iniciou a tramitação de um Projeto de Lei para homenagear Yanny Brena. Essa iniciativa sucedeu a retirada de um projeto anterior que propunha a mudança de nome da mesma avenida, o qual gerou controvérsias devido à oposição da família de Plácido Aderaldo, ex-governador que era o nome original da via.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Capitão Vieira Neto (PTB), apresentou uma nova proposta após retirar o projeto anterior, com o intuito de reconhecer a contribuição de Yanny Brena para a comunidade local. O primeiro projeto enfrentou resistência da família de Plácido Aderaldo, que ressaltou a estreita relação do ex-governador com o Padre Cícero e sua atuação como juiz na antiga Comarca de Joazeiro.

A nova proposta de renomear uma parte da Avenida Castelo Branco foi aprovada por unanimidade e agora seguirá para análise das comissões técnicas da Câmara Municipal. Posteriormente, se aprovado, o projeto será encaminhado ao prefeito Glêdson Bezerra para decisão de sanção ou veto.

Com informações do site cariricomoeuvejo.com.br