
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (2), a 56ª sessão ordinária da 19ª Legislatura, no plenário Presidenta Dra. Yanny Brena.
No Pequeno Expediente, vereadores destacaram questões relevantes, como a proibição de turistas fotografarem na Colina do Horto, denunciada por Ivanisa Pereira (PRD), a falta de água no bairro Leandro Bezerra, apontada por Cleilson Móveis (AGIR), e a necessidade de melhorias em comunidades rurais, reforçada por Jacqueline Gouveia (MDB).
Nos requerimentos verbais, foram apresentadas solicitações que incluíram fechamento de buracos em ruas, limpeza de terrenos baldios, reparação da iluminação pública, além de medidas urgentes para resolver a falta de água em bairros como Professora Maria Geli Sá Barreto, que sofre com o problema há mais de 15 dias. Também foi relatada a situação precária da UPA Lagoa Seca e a lentidão do Governo do Estado nos reparos de viaturas da Polícia Militar.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram projeto de resolução da Mesa Diretora que acrescenta o Artigo 202-A ao Regimento Interno da Casa, estabelecendo que, em situações de excepcionalidade — como mandamentos legais, decisões judiciais, caso fortuito ou força maior —, a quantidade de sessões ordinárias semanais poderá ser reduzida por ato da Mesa Diretora. A medida busca garantir segurança jurídica e flexibilidade administrativa.
No Grande Expediente, o gerente do Senai de Juazeiro, Maurício Barreira, e o aluno Eduardo Roberto apresentaram a conquista da medalha de prata na WorldSkills Brasil 2025, na ocupação de Soluções em Software para Negócios. Os vereadores parabenizaram o jovem talento e ressaltaram a relevância da premiação para Juazeiro e toda a região do Cariri.
Ainda no Grande Expediente, o vereador Boaz do Bolsonaro (PL) repercutiu os transtornos causados pela recente mudança no sistema de semáforo no cruzamento da Avenida Leão Sampaio com o Anel Viário. Segundo ele, a alteração vem provocando congestionamentos diários, prejudicando a mobilidade urbana e afetando não apenas Juazeiro, mas também cidades vizinhas. O parlamentar pediu que o caso seja levado ao governador Elmano de Freitas e aos deputados estaduais, cobrando uma resposta imediata do Detran. Outros vereadores reforçaram a crítica e defenderam uma solução urgente para o problema.