Câmara de Juazeiro aprova criação de Centro de Referência ao Romeiro e Turista

Vereadores aprovaram a criação do CRTUR, além de projetos ligados à saúde, educação, cultura e esporte.

Notícias, Regional

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (28), duas sessões ordinárias no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. Foram a 45ª e a 46ª sessões da 19ª legislatura, marcadas por debates, apresentação de demandas da população e votação de projetos.

O destaque foi a aprovação do projeto de indicação da vereadora Rita Monteiro (PSB), que propõe a criação do Centro de Referência de Apoio ao Romeiro e Turista (CRTUR). O equipamento deve ser implantado no espaço onde já funcionou um hotel, com foco no fortalecimento do turismo religioso no município.

No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para apresentar preocupações. O vereador Lukão (PSDB) criticou a segurança pública e o Governo do Estado, enquanto a vereadora Rita Monteiro (PSB) pediu a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil Joana Tertulino de Jesus.

Nos requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram solicitações em áreas como infraestrutura, saúde, trânsito e limpeza urbana. Entre os pedidos, estiveram desobstrução de esgotos, restauração de lombadas, melhorias na iluminação pública, calçamento, arborização e estudo para criação de linhas de ônibus para bairros mais afastados, como Mauro Sampaio, Brejo Seco e Sítio Gavião. Também houve cobranças à Secretaria de Saúde sobre filas de atendimento e condições das unidades de saúde.

Na Ordem do Dia, além da criação do CRTUR, foram aprovados outros projetos:

  • Instituição do Dia Municipal do Psicopedagogo, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB);
  • Concessão da Comenda Padre Cícero ao deputado federal José Guimarães, proposta pelo vereador Barbosa Neto (PT);
  • Reconhecimento de utilidade pública ao Instituto Infante Atlético Clube, de iniciativa da vereadora Professora PG (Podemos).

O Grande Expediente contou com falas de convidados. A psicopedagoga Auricelis agradeceu pelo projeto que valoriza sua categoria. Representantes do projeto Hiroos Cariri Feminino solicitaram apoio para que um terreno, atualmente destinado a um sindicato, seja cedido para a construção de uma areninha. Vereadores se comprometeram a buscar alternativas.

Ainda na tribuna, parlamentares discutiram a falta de investimentos do Governo do Estado e da bancada federal em obras estruturantes no município. O vereador Jullian de Ciélio (PSB) defendeu a necessidade de articulação para viabilizar a construção de um hospital municipal.

Com duas sessões no mesmo dia, o Legislativo reforçou a intenção de dar maior celeridade à análise de projetos e demandas que afetam diretamente a população juazeirense.