Bronzeamento Natural? Saiba os riscos da moda da ‘marquinha’

Entre os danos provocados à pele, estão a queimadura de segundo grau, insolação e desidratação




Notícias, Saúde

Durante o verão e principalmente no carnaval, a corrida pelo corpo “perfeito” começa. Cresce o número de pessoas que buscam a academia, assim como por procedimentos estéticos, mas uma prática se popularizou nos últimos anos, o bronzeamento natural.

A técnica consiste em expor o corpo ao sol durante algumas horas, em muitos casos não é utilizado o biquíni convencional e sim fitas adesivas, para fazer a tão sonhada marquinha perfeita e em intervalos de tempo é aplicado produtos químico que estimulam o bronzeamento, mas devemos ficar atento aos riscos, que esse procedimento pode causar.

Ricos
De acordo com a dermatologista, Renata Gonçalves, essa exposição direta ao sol oferece variados riscos. “Entre os danos provocados à pele, estão a queimadura de segundo grau, insolação, desidratação e até mesmo o envelhecimento precoce da pele”, destaca. “Além disso, as queimaduras provocadas pelo procedimento aumentam em 50% os riscos de melanoma, que é o tipo mais grave de câncer de pele.

A médica explica que essas situações são comuns após o bronzeamento, devido ao uso de ativadores ao invés de filtros solares, que estimulam o bronzeamento. “Dependendo do tipo de pele, o dano pode ser bastante significativo. É preciso cautela. Não é proibido se expor ao sol, mas desde que esse ato seja feito de forma protegida.”

A dermatologista chama a atenção para o fato de que a pele é dividida em seis fototipos, e que alguns deles nunca bronzeia. “Por esse motivo, quem quiser aquela marquinha a orientação é sempre usar filtros solares específicos e se expor ao sol com moderação para pular o carnaval sem nenhum problema.”