Brasil tem 11 mortes e 904 casos confirmados de coronavírus, segundo Ministério da Saúde

O número de casos no Ceará dobrou nas últimas 24h. Na quinta-feira, 19, foram confirmados 24 casos. Nesta sexta, 20, já são 55




Notícias, Saúde

No final da tarde desta sexta-feira, 20, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil teve 904 casos de coronavírus confirmados até as 16h. O número de mortes subiu para 11. 9 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro.

Ainda nesta tarde, em um pronunciamento ao vivo realizado no perfil das redes sociais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto) informou que até as 14h30min de hoje, 55 casos foram confirmados no Ceará e que já há transmissão comunitária do vírus no Estado.

O Ceará é o quarto estado com maior número de casos confirmados. O primeiro é SP (396), seguido de RJ (109) e DF (87).

QUAIS OS SINTOMAS DO COVID-19?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

Como se prevenir contra o COVID-19?

As principais orientações são:
 
a) Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
b) Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e descartá-lo no lixo após o uso;
c) Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
d) Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
e) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
f) Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
g) Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
h) Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
i) Evitar contato próximo com pessoas doentes;
j) Ficar em casa enquanto estiver doente;
k) Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
 
O Ministério da Saúde explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Canais de comunicação para o cidadão (COVID-19)

O Governo do Ceará disponibiliza o TeleSaúde 0800 275 1475 para tirar todas as dúvidas da população sobre o novo coronavirus (COVID-19). O atendimento de profissionais capacitados é de plantão 24 horas para evitar a ida desnecessária da população até as unidades de saúde.
 
(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h)

Onde buscar atendimento?

A Rede Estadual de Saúde está preparada e organizada para receber os casos. Através da Rede de Assistência, a população pode ter acesso aos locais de atendimento, unidades para internamentos, além dos pontos para coleta de exame.
 
Se você viajou para fora do Estado ou tem mais de 60 anos de idade e apresenta febre a partir de 38°, tosse, coriza e dificuldade de respirar, procure uma unidade de saúde. Caberá ao médico dessa unidade avaliar e definir se é necessário encaminhar a um hospital de maior complexidade, que seja referência para atender os casos considerados graves.