Barbalha encerra atividades do Lixão

Na tarde dessa sexta-feira, 13, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, sem partido, reuniu à imprensa do cariri no auditório do Centro Administrativo para apresentar prestação de contas dos dois …




Notícias

Na tarde dessa sexta-feira, 13, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, sem partido, reuniu à imprensa do cariri no auditório do Centro Administrativo para apresentar prestação de contas dos dois primeiros anos de gestão. 

Apresentou um resumo das obras e frisou a parceria consolidada com o governo do estado. Dados da saúde, educação, infraestrutura foram apresentados nas perspectivas de avanço.

A principal notícia da coletiva foi o encerramento das atividades do lixão, após  mais de duas décadas de funcionamento . Barbalha  é o primeiro município do Cariri a implementar como política pública de destinação final de resíduos, a contratação de um aterro sanitário privado. Essa ação emergencial será efetivada até começar o trabalho do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – COMARES.

Catadores serão formalizados

A Secretaria de Meio Ambiente realizou encontros com os catadores que trabalham no lixão.

Foi tratado com os representantes da Revert Soluções Ambientais, empresa vencedora da licitação sobre os questionamentos relacionados aos benefícios que os catadores terão acesso e como serão realocados após a desativação do espaço. Alguns catadores serão contratados formalmente pela empresa. Os demais catadores que optarem por continuar trabalhando individualmente receberão Kits de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e garantia de compra do material coletado. A Revert Soluções Ambientais será responsável pela separação, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.