Barbalha dá início a revitalização do Riacho do Meio

Entre as frentes do projeto, estão o trabalho de preservação e educação ambiental, assim como o incentivo ao turismo ecológico em parceria com as comunidades locais.




Natureza, Notícias

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Barbalha iniciou o projeto de revitalização do geossítio Riacho do Meio. O comitê gestor da unidade de conservação foi reativado para que, junto aos moradores do entorno e pesquisadores do Geopark Araripe, seja elaborado novo termo de cooperação para regularização das normas de utilização do local.
 
Entre as frentes do projeto, estão o trabalho de preservação e educação ambiental, assim como o incentivo ao turismo ecológico em parceria com as comunidades locais.
 
O prefeito municipal, Guilherme Saraiva, tem participado dos encontros com o comitê, formado pelo Governo de Barbalha, Geopark Araripe e a Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Riacho do Meio, no 
intuito de realizar levantamento técnico das demandas mais urgentes neste primeiro momento.

“Esse projeto faz parte do nosso Plano de Governo e estamos cumprindo com esse compromisso. A nossa cidade só 
tem a ganhar com isso”, afirmou.
 
A ideia, de acordo com o Comitê, é criar um regimento interno que norteie o gerenciamento e a função da unidade, para que as visitações ao local sejam realizadas de forma consciente e sem danos à natureza.
 
Alguns reparos já foram feitos, como o conserto das cercas de proteção, reforço na sinalização das trilhas e a contratação de vigilância 24h, uma demanda antiga da população. Uma nova visita técnica foi realizada no local para mais avaliações e novos passos do projeto.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.