Auxílio emergencial: caixa libera pagamento para quem teve benefício negado

O valor estará disponível para saques, transferências e pagamentos.




Notícias

O novo lote do auxílio emergencial foi liberado pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira (28), para aproximadamente 196 mil pessoas que tiveram o benefício negado. De acordo com o Ministério da Cidadania, serão pagos R$248,6 milhões. 

O recurso ficará disponível através da conta digital poupança social, e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, ou sacado nas casas lotéricas e agências da Caixa. 

Quem recebe o recurso? 

Ainda de acordo com a Caixa, 191 mil pessoas que solicitaram a revisão do auxílio entre os dias 7 à 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro estão inclusos nesse, após análise do Governo Federal. Outras 5 mil pessoas passaram por reavaliação desse mês e também receberão o benefício. 

Para saber se tem direito ao novo lote, basta conferir a plataforma  Caixa Tem e verificar o valor registrado no aplicativo, ou acessar o site do Dataprev, que ficou responsável por receber as solicitações de revisão, para saber o resultado da revisão. 

 Valores e parcelas 

De acordo com a gestora de pagamentos, o número de parcelas pagas varia de acordo com o período de solicitação e tempo de auxílio bloqueado. 

Segundo dados do Governo Federal a distribuição das parcelas fica da seguinte forma: 

  • 78,3 mil pessoas: recebem a quinta parcela; 
  • 68,1 mil pessoas: recebem valores referentes à quarta e à quinta parcelas; 
  • 40,9 mil pessoas: recebem as três últimas parcelas; 
  • 8,3 mil pessoas: recebem a segunda, terceira, quarta e quinta parcelas. 

O auxílio emergencial  foi um benefício instituído no Brasil, através da pressão do congresso, pela lei 13.982\2020, que previu o repasse mensal de 600 reais para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, pessoas de baixa renda e contribuintes do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. O benefício acabou em dezembro de 2020.