
O aplicativo WhatsApp anunciou que passará a exibir anúncios dentro do aplicativo, como parte de novas ferramentas, que também permitem que administradores de canais cobrem pelo acesso a conteúdos exclusivos ou paguem para ter mais visibilidade nas sugestões da plataforma.
Essas propagandas não aparecerão nas conversas privadas, mas sim na área de “Status”, onde os usuários publicam atualizações visíveis por 24 horas, semelhante ao que já acontece nos stories do Instagram. Os anúncios serão inseridos entre essas postagens, ao lado de conteúdos de amigos e familiares.
De acordo com a empresa, as mensagens trocadas entre usuários não serão usadas para personalizar os anúncios, e o número de telefone de cada pessoa continuará protegido, sem ser repassado para empresas anunciantes.
No entanto, o WhatsApp poderá usar algumas informações para entender os interesses dos usuários, como os canais seguidos e a forma como a pessoa interage com os anúncios exibidos. Com isso, será possível mostrar conteúdos publicitários mais próximos do perfil de cada usuário.
Além disso, dados técnicos também poderão ser utilizados, como o modelo do aparelho celular, o tipo de conexão com a internet e a localização aproximada do usuário. Para quem tem contas integradas com o Facebook e o Instagram, por meio da Central de Contas da Meta, os dados dessas plataformas também poderão ser considerados para a exibição de anúncios no WhatsApp.