Aposentados podem consultar resposta dos Correios sobre atendimento às fraudes

Após receber a justificativa da entidade, o beneficiário tem até 30 dias corridos para informar se aceita ou não a explicação.

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A partir da última segunda-feira (16), os aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos em seus benefícios já podem consultar as respostas das entidades envolvidas. Para isso, é necessário ter feito a contestação há pelo menos 15 dias úteis e se dirigir a uma agência dos Correios.

Desde o dia 30 de maio, mais de 900 mil atendimentos presenciais já foram realizados nas agências dos Correios em todo o país. Desse total, cerca de 488 mil pessoas formalizaram a contestação contra cobranças associativas feitas sem autorização nos pagamentos do INSS.

Após receber a justificativa da entidade, o beneficiário tem até 30 dias corridos para informar se aceita ou não a explicação. Esse retorno pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou diretamente em uma agência dos Correios, garantindo a continuidade do processo.

É importante lembrar que nem o INSS nem os Correios entram em contato por WhatsApp, telefone ou mensagens com links para acesso a dados. Qualquer informação relacionada à contestação deve ser consultada exclusivamente pelos canais oficiais. A orientação é nunca compartilhar dados pessoais com desconhecidos.

O atendimento presencial foi criado especialmente para beneficiar quem tem dificuldade de acesso à internet ou ao aplicativo Meu INSS. Assim, mesmo sem usar celular ou computador, os segurados podem resolver a situação com segurança e apoio direto nas agências.