
A partir de 5 de julho, a conta de luz será 100% gratuita para milhões de famílias brasileiras. A mudança faz parte da nova regra aprovada pela Aneel e vale para quem consome até 80 kWh por mês.
Esse benefício é para quem já está na Tarifa Social, como famílias do CadÚnico com baixa renda, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o BPC. Famílias indígenas e quilombolas também estão incluídas.
O governo quer ampliar o alcance dessa ajuda e beneficiar cerca de 60 milhões de pessoas. A ideia é aliviar o bolso de quem mais precisa e garantir energia sem pesar nas contas.
O custo da medida será de R$ 3,6 bilhões por ano, bancado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mas o governo diz que vai compensar isso com outras ações da reforma do setor elétrico.
A proposta já foi enviada ao Congresso por Medida Provisória e faz parte de um plano maior para melhorar e tornar o setor mais justo para todos.
Com essa nova fase da Tarifa Social, milhares de famílias terão mais tranquilidade no fim do mês, e luz garantida sem custo, dentro do limite de consumo.