Ambiental Crato celebra 1 ano de atuação, tornando o município referência em saneamento

Com o lema “Na Terra do Pioneirismo o Saneamento tem Vez”, a concessionária comemora seu primeiro ano de atuação




Notícias

No dia 1º de agosto de 2022, a Ambiental Crato, empresa do grupo Aegea, líder em saneamento privado no Brasil, deu início às suas operações, marcando a pioneira iniciativa do município do Crato, no Cariri, em adotar políticas públicas de saneamento. Com o lema “Na Terra do Pioneirismo o Saneamento tem Vez”, a concessionária comemora seu primeiro ano de atuação, alcançando resultados significativos em prol da proteção ambiental e da qualidade de vida dos cratenses.

Em coletiva de imprensa a empresa apresentou os dos principais avanços nesse primeiro ano, que foi a redução drástica de lançamento irregular de esgoto na natureza, totalizando mais de 135 milhões de litros tratados mensalmente. A cobertura de esgoto coletado e tratado aumentou de 3% para 23%, representando um importante progresso para a cidade.
Ao longo dos 35 anos de contrato, a Ambiental Crato se compromete em investir aproximadamente R$ 250 milhões em saneamento, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

No evento foi apresentado que durante esse período, a empresa já realizou a revitalização de 120 km de rede de esgoto e ampliou 2,1 km de rede coletora. Com 67% da cidade hidrometrada, a conscientização sobre o consumo responsável de água aumentou significativamente, impulsionada pela instalação de 9.957 novos hidrômetros.

A implementação de 1.085 novas ligações de esgoto também é um marco importante para o saneamento no município. Além disso, a cidade conta agora com 5 Estações de Tratamento de Esgoto (ETs) revitalizadas, operando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A ETE Seminário, que estava inativa por mais de cinco anos, passou por uma total revitalização, reduzindo em 80 milhões de litros o esgoto irregular no canal do Rio Granjeiro. A ETE Filemon também recebeu melhorias no sistema de contenção de odor, atendendo às demandas dos moradores da localidade.
As ETEs São Bento I e São Bento II receberam a adequação de um sistema de tratamento de biogás, minimizando impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida da população. Juntas, essas duas estações tratam 15,8 milhões de litros de esgoto por mês. Já a ETE Pantanal, inaugurada em maio, trata mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, eliminando o lançamento irregular de esgoto no riacho da Matinha, próximo ao Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Além dos avanços em saneamento, a Ambiental Crato também atua pela responsabilidade social. Por meio do programa Afluentes, a empresa trabalha em parceria com lideranças comunitárias, desenvolvendo ações sociais.

Na expectativa de aproximar ainda mais a comunidade da empresa, projetos como Voluntariado e Portas Abertas foram implementados, proporcionando contribuições sociais e ambientais e permitindo que os moradores conheçam o funcionamento das ETEs.
Outra importante iniciativa é a ampliação da Tarifa Social em 40%, beneficiando mais de 12 mil famílias em situação de vulnerabilidade com descontos na fatura de água e esgoto, promovendo dignidade e qualidade de vida.

Olhando para o futuro, a Ambiental Crato planeja alcançar 50% de coleta e tratamento de esgoto até 2025. Até 2033, toda a área urbana e os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra terão sistema de coleta e esgotamento sanitário, atingindo a meta de 90% estabelecida pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento.