Amapá: Chuvas e o 21° dia de apagão do estado

O domingo, 22, foi marcado pela maior chuva do ano no estado. Além dos demais problemas causados pela sequência do apagão elétrico




Brasil, Notícias

A situação no Amapá segue bastante complicada, o estado do Norte brasileiro vem sofrendo com reflexos de um forte apagão elétrico desde o último dia 03 de novembro, desde lá já são 21 dias sem o correto abastecimento de eletricidade. Inicialmente se esperava que o problema fosse inteiramente sanado em cerca de dez dias, no entanto, as questões foram se acumulando e o caso segue sem uma solução definitiva.

Ontem, 22, o estado recebeu a maior chuva do ano, fator que adensou ainda mais as complicações. Segundo o Núcleo de Hidrometereologia do Amapá, as precipitações ocorridas neste domingo correspondem a quase metade do volume previsto para mês inteiro. A ausência de uma estabilidade elétrica e as fortes chuvas ampliaram os prejuízos que os amapaenses vêm registrando.

No sábado, 21, o presidente Jair Bolsonaro visitou o estado pela primeira vez desde o apagão, ele participou do acionamento de geradores termelétricos que teriam a função de reestabelecer a integridade do fornecimento de eletricidade. Todavia, as fortes chuvas e problemas pregressos do sistema de transmissão elétrica do estado, fizeram com que pontos da rede explodissem, havendo diversos registros do momento espalhados pelas redes sociais.

O quadro é ainda mais denso, pois segundo as previsões meteorológicas, novas chuvas devem chegar ao estado em breve, enquanto isso a solução final para a questão do apagão parece que segue distante. E pior, vem sendo tratada como um fator de menor relevância.