Altaneira apresenta Plano Municipal de Combate ao Racismo

O município pode ser o primeiro do interior com plano voltado para o combate ao racismo.




Notícias, Regional

A cidade de Altaneira, na Região do Cariri, apresentou o Plano Municipal de Combate ao Racismo e de Construção da Equidade Racial, em um encontro virtual nesta quinta-feira (13). A data faz simbologia aos 133 anos da assinatura da Lei Áurea no ano de 1888. Na época, a Princesa Isabel determinou o fim da escravidão da população negra no Brasil.

O evento foi conduzido pelo professor Nicolau Neto, com a participação dos secretários de Governo, Educação e Cultura do município, além de diretores escolares, coordenadores e diversas autoridades. O documento foi apresentado, junto de uma discussão sobre a implementação do plano no município.

Para o professor Nicolau, a data não deve ser comemorada. Ele afirma que o dia 13 de maio deve ser compreendida como uma oportunidade para denunciar o racismo estrutural, fruto da abolição. Na época, a decisão foi votada pela Elite, que deu a carta de alforria aos escravos. Mas eles foram apenas jogados nas ruas, sem nenhum tipo de política pública para que pudessem se inserir na sociedade.